segunda-feira, 28 de dezembro de 2015





Serviços e alimentos pesarão no bolso do brasileiro em 2016




Depois de sofrer com a disparada das tarifas de energia em 2015, o brasileiro terá que conviver com outros vilões do orçamento doméstico em 2016. Segundo economistas, o ano que vem será marcado pela inflação de serviços, uma velha conhecida das famílias. Mesmo com a recessão, itens como educação, alimentação fora de casa e empregada doméstica devem resistir, influenciados pelo salário mínimo. Vem por aí, ainda, um ano de incertezas em relação aos preços dos alimentos, influenciados pela taxa de câmbio e pelo clima — quase imprevisíveis. Com isso, o alívio esperado para a inflação em 2016 será sustentado pela alta menor dos chamados preços administrados — grupo que inclui, além da conta de luz, transportes e combustíveis. Resultado: a inflação não baterá os dois dígitos, como neste ano, mas continuará salgada. Já há quem espere que ultrapasse os 7%.
Parte da culpa pela resistência da inflação de serviços prevista para 2016 é justamente o comportamento dos preços este ano. Isso ocorre porque o segmento é muito influenciado pelo comportamento das tarifas, como energia, e pelo custo da mão de obra. Por lei, o salário mínimo é reajustado com base em uma fórmula que considera o desempenho da economia e a inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que reflete a alta de preços sentida pelas famílias de renda mais baixa. O percentual de aumento do piso nacional no próximo ano deve ficar na faixa dos 11%.
O efeito do reajuste do salário mínimo se espalha pelo setor de serviços. Entra nas contas de mensalidades escolares e gastos com empregados domésticos. As refeições fora de casa, que subiram 9,67% até novembro, também devem ficar mais caras, por causa do repasse do custo de funcionários.
Essa espécie de “herança” deixada pela inflação do ano anterior ocorre por causa de uma característica marcante da economia brasileira: a indexação. Ou seja, a variação de preços do período é usada como referência para novos reajustes. Além do salário mínimo, esse fenômeno é observado em outras despesas importantes.






Nenhum comentário:

Postar um comentário