quarta-feira, 23 de dezembro de 2015




Ministro da Fazenda diz que decisão sobre pagamento
das pedaladas ficará para semana que vem



O ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, disse na terça-feira (22.dez.2015), durante teleconferência com jornalistas estrangeiros, quando questionado sobre o cronograma de pagamento da dívida do governo com bancos públicos por conta das chamadas “pedaladas fiscais”, que uma decisão sobre isso foi adiada para a próxima semana.
Na segunda-feira (21.dez.2015), durante teleconferência com investidores nacionais e estrangeiros, Barbosa havia dito que o governo anunciaria ainda nesta semana o calendário de pagamento.
O Tribunal de Contas da União (TCU), em decisão do dia 9 de dezembro, deu 30 dias para que o governo apresente o cronograma.
“Planejamos pagar o quanto for possível”, disse Barbosa sobre a dívida das pedaladas, estimada em R$ 57 bilhões. Ele informou que o governo ainda não definiu de onde vai retirar os recursos para fazer o repasse aos bancos, como Caixa e Banco do Brasil. Entre as possibilidades está a emissão de títulos.
“Pedaladas” são o atraso do governo no repasse de recursos do Tesouro para bancos públicos para o financiamento de programas como o Bolsa Família, o Abono Salarial e o Programa de Sustentação do Investimento (PSI).
Com o atraso do governo, os bancos tiveram que financiar os programas com recursos próprios. O Tribunal de Contas da União (TCU) analisou as “pedaladas” realizadas entre 2013 e 2014 e concluiu que elas constituíram em empréstimo dos bancos ao governo, o que é proibido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Ainda de acordo com o tribunal, a medida teve o objetivo de maquiar as contas públicas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário