sábado, 19 de dezembro de 2015




Extintor ABC pode voltar a ser exigido — resolução do Contran, segundo a Câmara dos Deputados, prejudicaria consumidores e fabricantes de controverso item






Desde setembro o extintor de incêndio é item facultativo nos carros de passeio, utilitários e picapes vendidos no Brasil, mas o caso poderá ter nova reviravolta em 2016. A Comissão de Viação de Transportes da Câmara dos Deputados está estudando suspender a resolução do Contran que tornava optativa a posse dos extintores.
Para o deputado relator da comissão, Hugo Leal (PROS-RJ), o Conselho Nacional de Trânsito teria agido de forma unilateral, prejudicando quem já teria comprado os extintores ABC, mais caros, conforme a antiga exigência, e indo contra os interesses dos fabricantes e vendedores do equipamento.
No entanto, o Contran decidiu por tornar facultativo o item após um estudo que constatou o pequeno número de casos de incêndio em automóveis em relação ao total da frota circulante no País, além dos riscos envolvidos quando o próprio motorista tenta apagar um incêndio no carro. Sem contar a própria efetividade do extintor, que só é eficaz em incêndios de proporções muito pequenas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário