quarta-feira, 29 de julho de 2015


Berlim irá sediar ‘Olimpíada judaica’ em estádio erguido por Hitler

Sete décadas depois de Adolf Hitler tentar impedir que judeus competissem na Olimpíada de Berlim de 1936, mais de 2.500 judeus irão participar dos 14º Jogos Macabeus Europeus a partir desta quarta-feira (29.jul.2015), no mesmo Estádio Olímpico.
A Alemanha, lar da população judia de crescimento mais rápido no mundo, tem muito orgulho do fato de o país responsável pelo Holocausto, que exterminou seis milhões de judeus, sediar a “Olimpíada judaica” de 10 dias, com participantes de 36 nações em 19 modalidades, do atletismo ao basquete, futebol e squash.
— Acho ótimo que a comunidade judia na Alemanha esteja crescendo e que a vida judia tenha se tornado tão vibrante aqui novamente — declarou o ministro da Justiça, Heiko Maas, antes da cerimônia de abertura dos jogos, que acontecerão no Estádio Olímpico e no complexo esportivo até 5 de agosto.
— É algo que jamais poderíamos esperar após a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto. Vejo como um golpe de sorte e um presente para nosso país — acrescentou Maas, um triatleta amador que atuará como supervisor honorário da competição em nome do governo.
Os Jogos Macabeus Europeus são o campeonato mundial dos atletas judeus, realizados a cada quatro anos em diferentes cidades dois anos após os Jogos Macabeus quadrienais em Israel.

Setenta anos depois da perseguição de Hitler, mais de 2.500 judeus irão participar
dos 14º Jogos Macabeus Europeus no mesmo Estádio Olímpico, em Berlim


Nenhum comentário:

Postar um comentário