terça-feira, 28 de julho de 2015


Prefeitura gaúcha adia evento para mulheres após convite considerado ofensivo por feministas
Publicação de imagem nas redes sociais gerou uma enxurrada de críticas: "Deveria ser denunciado", disse ativista

A prefeitura de Santo Antônio da Patrulha, a 80 quilômetros de Porto Alegre, teve de adiar a realização da 2ª Conferência Municipal das Mulheres, marcada para 18 de agosto, porque o convite oficial do evento usou uma imagem considerada “ofensiva” por grupos feministas.
O convite mostra o desenho de um sapato feminino em que o salto simula uma perna apoiada sobre o joelho. Segundo o grupo feminista Iniciativa Mulheres Unidas RS, a imagem transforma as mulheres em objeto e desumaniza a figura feminina.

O convite polêmico de Santo Antônio da Patrulha

A postagem do convite em uma rede social gerou milhares de comentários, com uma enxurrada de críticas e de compartilhamentos. Nem a retratação da prefeitura e a troca do convite acalmou os ânimos.
— Retratação, desculpas e fazer outro convite não ajudam. Isso deveria ser denunciado no Ministério Público e no Conselho Nacional dos Direitos das Mulheres — criticou uma das coordenadoras do grupo, Ane Cruz.
O grupo descobriu que a prefeitura usou a imagem de uma boneca inflável em forma de sapato, que é vendida no mercado como objeto sexual, para confeccionar o convite. Também denunciaram que o prefeito Paulo Bier (PP) é do mesmo partido de vários deputados estaduais que votaram em março pela extinção da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, criada no governo anterior.
A coordenadora da mulher em Santo Antônio da Patrulha, Cecília Moreira, conta que ficou “preocupada” com as interpretações sobre a imagem e disse que a intenção não foi de transformar as mulheres em objeto. Ela informou que a imagem foi buscada “aleatoriamente” na internet .
— Já retiramos de circulação. Vamos mudar a arte e fazer uma nota de desculpas, que será enviada a todas as pessoas que foram convidadas para a Conferência — disse.
O prefeito Paulo Bier justificou que o convite não foi aprovado por ele e nem pela sua equipe de comunicação e que foi uma iniciativa da Coordenadoria da Mulher.
— Se provoca críticas e questionamentos, vamos mudar o formato. Mas tenho certeza que não houve intenção — afirmou Bier.
O prefeito também anunciou que a Conferência será temporariamente suspensa, até que novos convites sejam confeccionados e o mal-entendido “seja desfeito”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário