sábado, 1 de agosto de 2015


Indústria se prepara para voltar a exportar
Com a alta do dólar, empresas começam a adaptar sua produção para vender lá fora

Com o câmbio mais favorável e o mercado interno em queda, exportar é uma das poucas alternativas para empresas brasileiras. Há um movimento intenso em vários setores para recuperar mercados perdidos. A reação ainda não aparece na balança comercial, que aponta queda de 8% nas vendas externas de manufaturados neste ano em relação ao anterior, mas já anima segmentos industriais.
O movimento ainda não será suficiente para reverter o déficit na balança de manufaturados mas, pelas contas da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), o saldo negativo será menor este ano. "Devemos sair de um déficit de US$ 109 bilhões em 2014 para US$ 82 bilhões", calcula o presidente da AEB, José Augusto de Castro. "O Brasil ficou muito tempo fora de mercados importantes, como Estados Unidos, e o retorno não é imediato."
Várias empresas, contudo, já estão se beneficiando da desvalorização do real, de 28% até agora, além do desempenho favorável do mercado americano e de economias dolarizadas.
Segundo José Roberto Mendonça de Barros, da MB Associados, o câmbio é importante, mas, sem inovação, exportar é difícil. "E inovar leva pelo menos dois anos, por isso quem está conseguindo exportar são empresas que já estão preparadas."


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