terça-feira, 11 de agosto de 2015


Lula e Dilma apostam em movimentos sociais para contrapor ações de oposicionistas
Objetivo é responder aos protestos programados para o próximo domingo

A presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva dão início nesta terça-feira (11.ago.2015) a uma ofensiva para mobilizar os movimentos sociais como forma de neutralizar a pressão da oposição contra o governo federal. O PT aposta nos movimentos sociais para responder aos protestos programados para o próximo domingo (16.ago.2015), que podem servir de combustível para os grupos políticos que articulam o impeachment.
Em outro movimento para neutralizar a pressão popular que cresce com a proximidade do protesto do próximo domingo, Dilma acelerou a agenda de viagens pelo país. A recomendação para que a presidente saísse do gabinete em Brasília partiu de Lula. Em quatro dias, ela viajou a Roraima e Maranhão.
— Muitos companheiros do PT pedem para Lula viajar pelo país. Viajar pelo país para dizer o quê? Tem de viajar para repercutir o que a presidenta está falando, liderando, propondo e fazendo — avaliou o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, petista dos mais próximos a Lula.
Na cúpula do partido, a decisão de Dilma de começar a percorrer o país com anúncio de medidas positivas também foi comemorado. Nas viagens a Roraima e ao Maranhão, a presidente entrou em unidades do programa “Minha Casa, Minha Vida”.
Há, no entanto, cobranças e expectativas do PT. Marinho considerou uma “bobagem” a redução de ministérios como forma de enfrentar a crise e afirmou que o PMDB já tem muito espaço dentro do governo, enquanto o PT tem “espaço insuficiente”.
— Para que mais espaço para o PMDB? Ele tem espaço demais. Cuida da articulação política, Integração, Minas e Energia, Portos. Tem coisa para caramba. Mas, se a solução for pôr 100% do PMDB, então ponha 100% do PMDB. Eu sinceramente acho uma visão muito estreita.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

MARCHA DAS MARGARIDAS
Em Brasília, nesta terça-feira (11.ago.2015) e na quarta-feira (12.ago.2015) , Lula e Dilma estarão lado a lado na Marcha das Margaridas, ato em defesa dos direitos das mulheres organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).
A entidade, aliada histórica do PT, estima que cerca de 70 mil mulheres estarão presentes ao evento. Na abertura, na noite desta terça-feira (11.ago.20155), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursará para essa plateia pró-governo no estádio Mané Garrincha, num palco montado nas arquibancadas. Amanhã, Dilma também deve falar no estádio, no centro do gramado, e encerrará a marcha, que seguirá em direção à Esplanada dos Ministérios.
O presidente da Contag, Alberto Broch, acredita que dificilmente Lula deixará de falar da crise política que atinge o governo.
— Dificilmente ele não se manifestará nesse momento — disse Broch, que que prefere não emitir juízo se a marcha será um contraponto às manifestações do próximo dia 16 contra o governo, e acha que durante a marcha haverá atos a favor de Dilma. — É natural que ocorram manifestações de apoio à presidente. Esse projeto (governo do PT) sempre teve apoio da Contag, o que não significa dizer amém para tudo que ele faz. Agora, com certeza ocorrerão (manifestações) em defesa da democracia e dos direitos conquistados pelos trabalhadores.
Lula não participava da Marcha das Margaridas desde 2007, quando ainda era presidente. Fazem parte ainda do plano de reaproximação dos petistas com a base do partido um encontro de Dilma com a CUT, com o MST e com a UNE, programado para quinta-feira (13.ago.2015), em Brasília, e a ida de Lula ao ato nacional pela educação organizado pelo partido, também na capital federal.
“Vamos deixar claro para a presidenta Dilma que vamos lutar para defender o mandato que ela conquistou legitimamente”, afirma nota divulgada ontem pela CUT sobre o encontro com a presidente. A central sindical ligada ao PT informa que partiu dela e dos outros movimentos a iniciativa de pedir o encontro com Dilma. Diz que o objetivo da reunião é “reafirmar a disposição de luta em defesa da democracia”.
Além disso, a partir desta terça-feira (11.ago.2015), um grupo ligado ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, que nos anos 1970 foi presidido por Lula, vai montar uma vigília na frente do instituto do ex-presidente, na Zona Sul de São Paulo. A ideia é ficar no local até domingo (16.ago.2015) para prestar solidariedade ao líder petista e evitar ataques como o do dia 30 de julho, quando uma bomba caseira foi atirada contra o local. Na última sexta-feira (07.ago.2015), cerca de 500 petistas já fizeram um ato de apoio ao ex-presidente na frente do Instituto Lula.
Luiz Marinho diz que Dilma está dando os primeiros passos para tentar reverter a crise.
— A presidenta Dilma aparentemente resolveu tomar as iniciativas de diálogo com vários segmentos. Espero que isso se restabeleça e que o partido não tenha mais que fazer esse tipo de reclamação — disse o prefeito, para quem o governo deve “sair dessa perplexidade e agir”.
Marinho também atacou a política econômica do ministro da Fazenda Joaquim Levy. Além de defender que o governo adote medidas como as tomadas por Lula em 2008, para ampliação do crédito e do consumo, ele criticou a decisão do ministro de apenas liberar estados e municípios para fazerem convênios internacionais no ano que vem.
— É preciso que o Levy tire o pé da garganta dos municípios e dos estados.

Carina Vitral, presidente da UNE

UNE — organiza atos por 'legalidade e democracia'
A União Nacional dos Estudantes (UNE), que junto com os movimentos sociais terá um encontro com a presidente Dilma Rousseff, em Brasília, prepara uma convocação aos movimentos estudantis para um ato pela legalidade e pela democracia no dia 20. De acordo com a presidente da UNE, Carina Vitral, os motes principais serão a defesa da democracia e as críticas ao ajuste fiscal.
A ideia, segundo Carina, é organizar uma série de outros protestos em seguida. Aos 26 anos e recém-chegada à presidência da UNE — ela foi eleita em junho —, a estudante do sexto ano de Economia da PUC de São Paulo, filiada ao PCdoB, negou que os atos dos estudantes serão de apoio à presidente Dilma Rousseff, mas uma “resposta a ideias conservadoras”.
— Vai ser uma resposta não a favor ou contra um governo, vai ser uma resposta contra ideias conservadoras que estão nas ruas. Mais do que uma passeata contra a presidenta Dilma, o que a gente viu nas passeatas da direita foram ofensas à figura da mulher. E levantaram a bandeira da intervenção militar — disse a presidente da UNE. — Reafirmamos uma posição de apoio à legalidade do mandato da presidenta, mas mantendo a independência em dizer com o que a gente não concorda. Os melhores amigos dizem as verdades, não o que se quer ouvir.
— Vão ser atos organizados no Brasil inteiro, com a linha da defesa da democracia e críticas ao ajuste fiscal. (Haverá) Apoio à legalidade do mandato da presidenta, apoio à democracia — diz Carina.
Segundo Carina, a ideia do encontro com Dilma na quinta-feira (13.ago.2015) partiu de movimentos sociais e centrais sindicais, capitaneados pela UNE e pela própria CUT. Essas entidades acreditam que, com o agravamento da crise política, a presidente precisa “se apoiar no povo brasileiro, em setores da sociedade que a elegeram”, e dar uma “demonstração de força”.
A presidente da UNE fez críticas aos cortes no orçamento da Educação e disse ser “incoerente” um governo que usa o slogan “Pátria educadora” cortar verbas da pasta:
— Nós achamos que é incoerente cortar dinheiro da Educação com o slogan da “Pátria educadora”. E nós sempre dissemos isso. Temos criticado o corte de verbas na Educação e vamos continuar criticando.
Carina se reuniu pela primeira vez com o ex-presidente Lula há duas semanas, na sede do Instituto Lula, em São Paulo. Elogiou sua capacidade de ouvir os líderes estudantis e ouviu o desejo do ex-presidente de transformar o Plano Nacional de Educação em bandeira política.
Carina criticou ainda o ajuste fiscal e pôs na conta dos ministros do PT (“que não estão 100%”) as sucessivas derrotas do governo no Congresso, sob a batuta do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), e o crescimento do espaço dos peemedebistas no governo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário