quarta-feira, 19 de agosto de 2015


Instituto Lula diz que 41 empresas pagaram por palestras

O Instituto Lula divulgou a lista de empresas, associações e organismos internacionais que contrataram palestras do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entre 2011 e este ano.
Segundo a entidade, foram 70 palestras pagas por 41 empresas e instituições, "sendo remunerado de acordo com sua projeção internacional e recolhendo os devidos impostos", diz a nota.
A divulgação é uma resposta à reportagem da revista "Veja" segundo a qual Lula teria recebido R$ 27 milhões por palestras, dos quais R$ 9,85 milhões de empresas investigadas na Operação Lava Jato, que apura corrupção na Petrobras.
O texto da revista foi escrito com base em um relatório produzido pelo Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), órgão ligado ao Ministério da Fazenda.
Entre os 41 clientes listados pelo instituto estão Ambev, Infoglobo, LG, Microsoft, Nestlé, Pirelli e Tetra Pak. No grupo das construtoras, Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa, OAS, Queiroz Galvão, Odebrecht e UTC. Todas investigadas na Lava Jato. Os bancos da relação são Bank of America, BBVA Bancomer, BTG Pactual, Itaú BBA e Santander.
É a primeira vez que Lula apresenta os nomes das empresas e instituições que lhe pagaram por palestras. Os valores não foram divulgados.
O ex-presidente também recebe doações de empresas, órgãos multilaterais e pessoas físicas para manutenção do instituto que leva seu nome, mas essa listagem não é conhecida.
O instituto do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso também jamais divulgou a lista de empresas que colaboram ou colaboraram para sua manutenção. FHC mostra apenas os nomes de eventuais patrocinadores de eventos promovidos por ele.
Na terça-feira (18.ago.2015), o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) determinou à Polícia Federal a abertura de inquérito para investigar o vazamento das informações sobre o faturamento da empresa LILS, do ex-presidente Lula. O objetivo é apurar se houve quebra de sigilos da empresa LILS — iniciais de Luiz Inácio Lula da Silva —, firma que o petista usa para receber.
Na nota em que apresentou a listagem de contratantes, o Instituto Lula afirmou que divulgou os nomes "para esclarecer distorções, manipulações e prejulgamentos em torno dessa atividade e das empresas contratantes, como vem ocorrendo por meio de reportagens, artigos e até editoriais na imprensa".

Confira abaixo a lista de empresas que contrataram palestras de Lula, segundo o instituto do ex-presidente, por ordem alfabética.
  1. ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industriais)
  2. Associação de Bancos do México
  3. Abras (Associação Brasileira de Supermercados)
  4. ALL América Latina Logística
  5. Ambev
  6. Andrade Gutierrez
  7. Banco Santander
  8. Bank of America
  9. BBVA Bancomer
  10. BTG Pactual
  11. Camargo Corrêa
  12. Centro de Estudos Estratégicos de Angola
  13. CFELG (Centro de Formacion y Estudios en Liderazgo y Gestion - Colômbia)
  14. Cumbre de Negócios (México)
  15. Dufry do Brasil
  16. Elektra
  17. Endesa
  18. Gás Natural Fenosa
  19. Grupo Petrópolis
  20. Helibrás
  21. Iberdrola
  22. IDEA (Argentina)
  23. INFOGLOBO
  24. Itaú BBA
  25. LG
  26. Lojas Americanas
  27. Microsoft
  28. Nestlé
  29. OAS
  30. GDF Suez Energy Latin America
  31. Odebrecht
  32. Pirelli
  33. Queiroz Galvão
  34. Quip
  35. Revista Voto
  36. Sinaval
  37. Telmex
  38. Telos Empreendimentos Culturais
  39. Terra Networks
  40. Tetra Pak
  41. UTC


Nenhum comentário:

Postar um comentário