segunda-feira, 12 de outubro de 2015


Fiéis lotam Santuário Nacional de Aparecida para missa
Bispo auxiliar de Aparecida pediu mais seriedade política ao governo durante celebração

Basílica de Aparecida do Norte, em São Paulo

O Santuário Nacional de Aparecida, na cidade de Aparecida, em São Paulo, recebeu cerca de 35 mil fiéis, nesta segunda-feira (12.out.2015), para participar da missa em homenagem à Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil. Fiéis de várias partes do país percorreram quilômetros até chegar à cidade. A expectativa da direção da Basílica é que passem cerca de 159 mil romeiros neste 12 de outubro pelo local.
A celebração que começou às 9 horas, considerada a principal do dia, contou com a participação governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), que evitou se pronunciar sobre a presidente Dilma Rousseff (PT). Alckmin realizou a primeira leitura do rito solene.
Já o bispo auxiliar de Aparecida, Dom Darci José Nicioli, pediu mais seriedade política no encerramento da missa principal. “Fala-se que o Brasil está em crise e está mesmo. Crise política, crise econômica financeira. Certamente na base desta crise está uma grande crise moral, uma crise de valores”, criticou Dom Darci.
O bispo usou como exemplo de retidão o próprio Santuário Nacional de Aparecida, cujas doações recebidas “são revertidas inteiramente para acolher bem”, segundo Dom Darci, que também afirmou que a riqueza do país precisa ser melhor distribuída. “Não falta dinheiro, falta seriedade no uso do dinheiro”, comentou o religioso.
Alckmin, por sua vez, preferiu fazer críticas suaves ao governo petista, se dizendo preocupado apenas com a crise econômica. Já quando foi perguntado por repórteres no local sobre a possível abertura de um processo de impeachment da presidente, o governador se limitou a dizer: “Vamas aguardar”.
Vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Murilo Krieger presidiu a cerimônia solene, já que Dom Raymundo Damasceno, arcebispo de Aparecida, quem normalmente realiza a missa, está na Cidade do Vaticano para o Sínodo. Assim como em 2014, a homilia deste ano lembrou a ocasião em que se encontrou a imagem da santa no Rio Paraíba do Sul, fato que completará 300 anos em 2017.
A cidade já se prepara para a festa, que deve receber novamente a visita do Papa Francisco. No ano passado, quando foi ao Vale do Paraíba em uma passagem rápida, o pontífice disse que voltaria a Aparecida para a festividade do tricentenário do encontro da imagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário