segunda-feira, 12 de outubro de 2015


Crise política infla lucros de fabricantes de pixulecos
Empresas registram alta de até 20% nas vendas após uso de peças infláveis em protestos contra o governo

Sob encomenda. Fábrica de infláveis em Guarulhos produziu dois mil pixulecos 
e patos de 12 metros de altura para protesto da Fiesp

Maldita por dez entre dez empresários pelas suas consequências nocivas à economia, a crise política provocou efeito improvável em um segmento de negócios. Fabricantes de infláveis viram a demanda pelo produto expandir desde que as peças viraram centro das atenções em atos públicos contra o governo. Ainda que os responsáveis pelo precursor dos bonecos ocultem quem fabricou o Pixuleco, galalau de 15 metros à semelhança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, vestido de presidiário, indústrias de São Paulo e Rio se gabam dos clientes conquistados com a visibilidade do produto.
Diretor da Big Format, localizada em Guarulhos, Denys Souza conta que a empresa está voltada agora para a produção de cerca de dois mil minipixulecos, encomendados por um cliente que pediu anonimato. Ela foi responsável por fabricar um pato de 12 metros de altura usado na campanha contra a alta de impostos “Não vou pagar o pato”, da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp):
— O pato já trouxe retorno. Uma ação como essa chega a fazer a procura crescer em 10%. Esses atos foram muito positivos para a gente. Divulgaram os infláveis a um público que não os conhece — diz Souza.
A fábrica, onde 75 funcionários confeccionam mensalmente 200 peças gigantes e 30 mil pequenas, tem entre os principais clientes agências de publicidade e departamentos de marketing de grandes empresas. Além de patos e pixulecos, já saíram de lá pula-pula, réplica de latinha de refrigerante, boto cor-de-rosa para ONG e astronauta para escola de samba. O produto recorde em tamanho foi um Papai Noel de 33 metros de altura encomendado por um shopping em Portugal. Um item de grande porte e tridimensional pode custar R$ 70 mil, diz Souza.

MINIATURA
Um número reduzido de grandes empresas e uma multidão de firmas miúdas compõem o mercado de infláveis no Brasil. Produzem de bastões distribuídos em eventos a brinquedos. A maioria divide os negócios nas categorias mini e big infláveis. Enquanto as pequenas peças podem ser enchidas no sopro, as gigantes costumam ser acopladas a um motor que mantém os bonecos de pé.
É o caso do Pixuleco — apelido em referência à expressão usada pelo ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto para se referir à propina e à etapa homônima da Operação Lava-Jato. Guardiã do boneco em turnê pelo país, Celene Carvalho, do Movimento Brasil, explica a razão de o grupo que se apresenta como a favor da democracia e contra o bolivarianismo manter segredo sobre o fabricante.
— Não temos como revelar isso, por questão de segurança. A nossa preocupação é não prejudicar a empresa que topou fazer. Nem todos têm essa coragem — lamenta, dizendo que foi necessário adotar grades e escolta para o boneco em atos públicos, depois de ele ter sofrido “ataques” com facas.
Celene conta que o inflável chegou a ser orçado em R$ 96 mil, oito vezes mais que o valor pago com ajuda de uma vaquinha, de R$ 12 mil. Um conhecido sugeriu que o Lula inflado fosse encomendado na China, barateando o custo. O conselho foi rejeitado de pronto.
— Queríamos que a nossa iniciativa ativasse o mercado brasileiro, em razão da crise. Além disso, somos totalmente contra o regime chinês — justifica. — O Pixuleco está servindo muito bem ao seu propósito principal, que é provocar uma aceitação enorme aos nossos atos. A nossa intenção não é lucrar com ele.
Tem quem queira. Em manifestações, as miniaturas do boneco estão sendo vendidas a R$ 10, a pretexto de financiar os manifestantes. Diretor da Promo Infláveis, em Diadema, Oswaldo Toyofuqu, contabiliza ao menos três dúzias de pedidos para fabricar bonecos do ex-presidente. Embora a empresa ainda avalie a possibilidade de atender às encomendas, já fabricou cinco mil patos de 45 centímetros para a Fiesp:
— Nunca se falou tanto em inflável. Tivemos muitas consultas sobre o Pixuleco. Relutamos em atendê-las por se tratarem de encomendas de pessoas físicas. Não sabemos se vão vender ou distribuir e ficamos com receio de usar a imagem por questões jurídicas.
No Rio, a Airshow, de infláveis e balonismo, informa ter registrado alta de 80% na procura e de 20% nas vendas nas últimas três semanas. O francês Bruno Schwartz, proprietário da empresa, afirma que clientes descobriram ser possível fazer infláveis “em quase qualquer formato”. A empresa tem produzido de balões a esculturas encomendadas por artistas plásticos.
— Só não fizemos o Lulinha. Não quero me meter em encrenca política, mas está sendo uma maravilha.


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