sexta-feira, 4 de março de 2016


O que significa Aletheia, o nome da 24ª fase da Lava Jato — o termo é grego, e deriva do nome de um dos rios que cruzavam o reino dos mortos

Na manhã de sexta-feira (04.mar.2016), a Polícia Federal deflagrou a 24ª fase da operação Lava Jato, da qual o principal alvo foi o ex-presidente Lula. A PF batizou a operação de Aletheia que, segundo a organização, significa “busca pela verdade”. Não é exatamente isso.
Em grego — tanto antigo quanto moderno — aletheia significa, simplesmente, “verdade”. “A PF inventou o ‘busca de’”, diz André Malta, professor de língua e literatura grega da Universidade de São Paulo. O termo é formado por uma junção de palavras – de um lado, o “alfa” (o “a” do começo da palavra), que indica negação; de outro, o substantivo létheia, que significa esquecimento em grego. O termo deriva de Léthe, o nome de um dos cinco rios que correm pelo reino dos mortos da mitologia helênica. Pelas águas do Léthe deviam passar as almas dos mortos, de modo a abandonar as lembranças da vida pregressa. “A verdade grega, portanto, do ponto de vista etimológico, seria o não-esquecimento”, diz Malta.
“Busca da verdade”, em grego, é escrito de outra maneira: “É uma expressão que existe, mas cuja formulação é outra: zétesis tês aletheía”, diz Breno Sebastiani, também professor de língua e literatura gregas da USP. Segundo Sebastiani, os gregos usavam o termo para designar a verdade absoluta, sagrada; e a verdade das coisas que podem ser investigadas pelos homens: “Algo verdadeiro, isto é, que corresponde a um juízo na mente de quem o diz”, afirma o estudioso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário