quinta-feira, 26 de junho de 2014


Recessão já começou, diz Sindicato da Indústria Metalmecânica e Eletroeletrônica

O economista e professor Igor Morais

A recessão no Brasil já é uma realidade, segundo avalia o assessor econômico do Sindicato das Indústrias Metalmecânicas e Eletroeletrônicas de Canoas e Nova Santa Rita (SIMECAN) - Rio Grande do Sul, Igor Morais, após análise de indicadores como PIB, emprego, renda, vendas do comércio e produção industrial.
Eis o que ele avalia:
- A desaceleração do PIB reflete uma perda de dinâmica do consumo das famílias e do investimento, que inclusive apresentaram queda de 0,1% e 2,1% respectivamente no 1º trimestre do ano. Apenas o gasto público, que inicia o ano crescendo a uma taxa anual de 2,7%, sustenta o resultado. A produção da indústria está estagnada desde 2008, vivendo de crescimentos de curto prazo. E os últimos movimentos sinalizam para um resultado ruim em 2014. Mesmo o pacote de incentivo anunciado para o setor pelo Governo recentemente, que tem muito pouca novidade, em quase nada aliviou a perspectiva negativa. Para termos uma ideia do quadro, basta ver a mediana das projeções que analistas fazem semanalmente junto ao Banco Central. No início do ano esperava-se que o setor teria, em 2014, uma expansão de 2,2%. A última projeção apontou -0,14%. Além disso, outros indicadores da atividade econômica, como as vendas no comércio de veículos, com queda de 5,3% no ano e a evolução do emprego formal, que teve o pior maio das últimas duas décadas, sustentam a tese de recessão.
O economista e professor Igor Morais afirma ainda que a perspectiva é de piora no médio prazo.
O presidente do SIMECAN, Roberto Machemer, acha que "esta situação reflete o quadro que já vem sendo observado pela maioria das nossas indústrias associadas há mais tempo". "Temos ainda a alta incidência de tributos, a insegurança para investimentos, o custo do dinheiro e da mão de obra", destaca Machemer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário