sexta-feira, 27 de junho de 2014


Confiança dos industriais gaúchos cai pelo terceiro mês consecutivo

O Índice de Confiança do Empresário Industrial gaúcho (Icei-RS) registrou a terceira queda consecutiva em junho e ficou em 45,7 pontos, um abaixo do mês anterior, informou a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs). O indicador varia de zero a cem e valores abaixo de 50 indicam pessimismo.
Conforme a entidade, o índice atribuído às condições atuais em comparação com seis meses atrás caiu de 41 para 40 pontos, puxado pela avaliação negativa da economia brasileira, que recuou de 34,6 para 31,6 pontos. Já a percepção sobre a economia estadual caiu de 36,5 para 35,2 pontos, enquanto o sentimento sobre a situação das próprias empresas oscilou de 44,2 para 44,1 pontos.
As expectativas para os próximos seis meses também apresentaram queda, de 49,6 para 48,5 pontos, de acordo com a Fiergs. Neste caso, os índices caíram de 41,3 para 38,8 na avaliação da economia brasileira e de 42,9 para 41,8 em relação à economia estadual. A percepção quanto ao desempenho futuro das empresas oscilou de 53,8 para 53,5 pontos.
Em nota, o presidente da federação, Heitor Müller, disse que o aumento do pessimismo deve-se ao "momento delicado" do setor, com altos custos de produção, pouca competitividade externa, desaceleração da demanda interna, incerteza quanto ao rumo da economia e risco de racionamento de energia. O Icei-RS de junho também mostra que os empresários projetam um fraco desempenho da atividade industrial nos próximos meses, comentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário