segunda-feira, 30 de junho de 2014


EUA endurecem contra ilegais

Manifestantes protestam do lado de fora de um prédio federal em Detroit 
por melhorias na lei de imigração

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai pedir ao Congresso americano mais de US$ 2 bilhões (R$ 4,38 bilhões), em fundos de emergência, para tentar estancar o fluxo de imigrantes que tentam entrar no país ilegalmente pela fronteira do estado do Texas com o México. Além disso, vai solicitar novos poderes para deportar mais rapidamente menores de idade que chegam sem os pais.
— Esta é uma situação humanitária urgente — afirmou a diretora do Conselho de Políticas Domésticas da Casa Branca, Cecilia Muñoz. — Estamos sendo tão combativos quanto podemos ser, em ambos os lados da fronteira.
Em entrevista a uma rede de TV, Barack Obama dirigiu um recado aos pais centro-americanos:
— Não mandem suas crianças para a fronteira. Se fizerem isso, elas serão mandadas de volta. Mais importante, elas podem não conseguir.
Nesta segunda-feira, 30 de junho, Obama envia uma carta para alertar o Congresso de que busca um plano de emergência contra o fluxo recorde de menores que, sozinhos ou com contrabandistas, os chamados “coiotes”, tentam entrar nos EUA.
Mais de 52 mil crianças e jovens desacompanhados, além de 39 mil mulheres com crianças, foram detidas na fronteira, desde outubro de 2013, num gigantesco crescimento das imigrações ilegais. A maioria vem de México e da América Central, principalmente de Guatemala, El Salvador e Honduras. Em 19 de junho, o vice-presidente dos EUA, Joe Biden, se reuniu com os presidentes dos três países centro-americanos, e afirmou que a situação é insustentável e que os menores serão deportados.
Obama também vai pedir mais poderes para o secretário de Segurança Doméstica, Jeh Johnson, para acelerar a triagem e deportação de menores imigrantes desacompanhados que não sejam oriundos do México. Hoje, já existem procedimentos rápidos para deportar crianças e jovens mexicanos, já que o país faz fronteira com os EUA. Além disso, o presidente também quer penas mais duras para os contrabandistas que transportam através da fronteira, de forma ilegal, menores de idade e outros imigrantes vulneráveis.
No começo de junho, após Obama ter declarado uma crise humanitária, uma ação coordenada com vários órgãos federais foi desencadeada para encontrar abrigos para os menores desacompanhados e reforçar medidas para deter a imigração. Foram abertos abrigos em três bases militares para crianças que chegam sozinhas.
— Estamos lidando com redes de contrabando que estão explorando pessoas, e também com tratamento humanitário de imigrantes, ao mesmo tempo em que se aplica a lei conforme cada caso — ressaltou Cecilia Muñoz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário