Carona com qualidade
Melissa de Andrade |
Não adiantaram os protestos em Londres, Paris, no mundo inteiro. Em
Seattle, o serviço de carona pago foi considerado legal e está
autorizado a funcionar. Outros lugares também se renderam. O que restou
aos taxistas? Apostar no charme.
Motoristas de táxi de Seattle estão fazendo cursos de charme com
instrutores de Gestão de Hospitalidade de uma faculdade local. É sério.
Treinamento de 4 horas, sala cheia, professor respeitado. No currículo,
como estabelecer relacionamento com clientes, como deixar uma boa
impressão e como lidar com queixas de forma produtiva.
Atendimento ao cliente é o trunfo para compensar deficiências como
conveniência e preço. Convenhamos que o serviço de táxi vai mal se não
consegue se diferenciar em nenhum desses três aspectos. O que prova que
estava mesmo na hora de aparecer concorrência.
A frota de táxi é limitada em Seattle. Um disque-táxi pode demorar mais
de meia hora num horário de baixo movimento, mesmo numa área central de
Seattle. Enquanto isso, serviços de carona paga como Uber ou Lyft
apostam no tempo livre de motoristas independentes para ter uma base
ampla com resposta rápida. Fiz o teste pelo aplicativo do celular e o
carro chegou em dois minutos. Ok, deve ter sido sorte de principiante no
serviço, mas ficou a primeira (boa) impressão.
Sobre conveniência e preço, nos novos serviços o valor é estimado por
distância e pago automaticamente no fim da corrida através do cartão
pré-cadastrado na conta do cliente. Dá para pegar táxi sem ter dinheiro
no bolso! A qualidade do serviço é garantida por uma ferramenta de
classificação: clientes dão nota para os motoristas. Motoristas
considerados ruins poderão ser afastados. Mas o contrário também vale:
motoristas dão notas para os clientes. E cliente ruim pode ter a conta
suspensa. Mais qualidade, mais satisfação para o cliente.
Se outras cidades enfrentam os mesmos problemas que Seattle, haja charme para salvar os táxis pelo mundo.
Seattle táxi |
Nenhum comentário:
Postar um comentário