sábado, 26 de julho de 2014


Banco Santander diz a clientes que reeleição de Dilma afundará a economia do Brasil

O Banco Santander enviou aos seus clientes de alta renda, Porto Alegre e todo o País, um texto afirmando que o eventual sucesso eleitoral da presidente Dilma Rousseff irá piorar a economia do Brasil. A análise foi impressa na última página do extrato dos clientes na categoria “Select”, com renda mensal superior a R$ 10 mil. Diz que se Dilma melhorar nas pesquisas de intenção de voto, os juros e o dólar vão subir e a Bolsa cair.
O texto vem sob o título “Você e seu dinheiro” e orienta os clientes do Santander: um cenário eleitoral favorável à petista reverterá “parte das altas recentes” na Bolsa.


O Santander confirmou a autenticidade do documento. Em nota, disse adotar critérios “exclusivamente técnicos” em suas análises econômicas, “sem qualquer viés político ou partidário”.

Leia o texto do comunicado do banco:
"O Santander esclarece que adota critérios exclusivamente técnicos em todas as análises econômicas, que ficam restritas à discussão de variáveis que possam afetar os investimentos dos correntistas, sem qualquer viés político ou partidário. O texto veiculado na coluna ‘Você e Seu Dinheiro’, no extrato mensal enviado aos clientes do segmento Select, pode permitir interpretações que não são aderentes a essa diretriz. A instituição pede desculpas aos seus clientes e acrescenta que estão sendo tomadas as providências para assegurar que nenhum comunicado dê margem a interpretações diversas dessa orientação."


Pedido de desculpa
Depois da divulgação de texto de críticas ao governo Dilma pela imprensa, o Santander pediu desculpas aos clientes e afirmou que o comentário não reflete o posicionamento da instituição.
Veja a seguir a nota do banco.
“O Santander vem a público esclarecer que o texto enviado a um segmento de clientes, que representa apenas 0,18% de nossa base, em seu extrato mensal, e repercutido por alguns meios de imprensa hoje, não reflete, de forma alguma, o posicionamento da instituição. O referido texto feriu a diretriz interna que estabelece que toda e qualquer análise econômica enviada aos clientes restrinja-se à discussão de variáveis que possam afetar a vida financeira dos correntistas, sem qualquer viés político ou partidário. Sendo assim, o banco pede desculpas aos clientes que possam ter interpretado a mensagem de forma diversa dessa orientação, e reitera sua convicção de que a economia brasileira seguirá sua bem-sucedida trajetória de desenvolvimento”.


Comando de campanha do PT pode processar banco Santander por informe aos clientes
O comando da campanha da presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, avalia mover uma ação judicial contra o banco Santander, que enviou aos clientes de mais alta renda de sua carteira um informe no qual apontava risco de deterioração da economia brasileira em caso de reeleição da presidente. Integrantes do comitê petista dizem que a retratação pública feita pelo banco espanhol, após o caso vir à tona, aliviou a situação, mas só na segunda-feira, 28 de julho, será batido o martelo sobre se foi suficiente ou se o PT vai entrar com a ação na Justiça contra o Santander. O site Muda Mais, de apoio à campanha de Dilma, classificou o episódio como "terrorismo eleitoral". O alerta do Santander afirmava que se Dilma se estabilizar nas pesquisas de opinião para as eleições de outubro ou voltar a subir, a bolsa irá cair, os juros subir e o câmbio se desvalorizar. O alerta foi dado nos extratos de julho do banco para os clientes do segmento Select, que tem renda de mais de R$ 10 mil por mês. Em sua página principal da internet, a instituição financeira publicou um comunicado pedindo desculpas e dizendo que apenas 0,18% de seus clientes receberam esse tipo de extrato e que o texto não reflete a posição da instituição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário