sexta-feira, 24 de junho de 2011

Chávez só voltará em julho para a Venezuela

A longa e misteriosa recuperação de Hugo Chávez em Havana deve continuar dando espaço a especulações até julho - pelo menos se o presidente venezuelano continuar com o silêncio que mantém desde o último dia 10, quando foi operado de emergência por conta de um abscesso pélvico.
Adán Chávez, governador do estado de Barinas e seu irmão, disse que o presidente se recupera "de forma satisfatória", mas só deve voltar a Caracas "dentro de 10 ou 12 dias".
- Tenho fé na saúde do presidente porque acabo de chegar de lá (Cuba). O presidente, como já foi informado oficialmente, está se recuperando satisfatoriamente - disse Adán à TV estatal.
A ausência de um boletim médico de Havana, as declarações vagas das autoridades venezuelanas e, sobretudo, um silêncio inédito de quase 15 dias de Chávez geraram rumores sobre qual seria a real gravidade de seu problema de saúde. Especialistas consideram o tempo de recuperação longo demais para o tipo de cirurgia.
Fontes próximas ao governo dizem que Chávez deve voltar em uma semana, enquanto circulam na imprensa local rumores de que o hospital militar de Caracas estaria preparando um andar inteiro para recebê-lo.
Enquanto isso, Chávez continua governando mesmo de Havana. A maioria do governo no Parlamento aprovou na semana passada uma autorização para que o presidente exerça o cargo a partir de Cuba, o que gerou a ira da oposição. Com eleições presidenciais marcadas para 2012, todos os lados estão tentando criar capital político com a situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário