sexta-feira, 24 de junho de 2011

Acredite, Bolívia diz que ‘devolverá’ carros roubados.

Aprovou-se a Bolívia, como se sabe, uma lei que facilita a regularização de automóveis que circulam pelo país com documentação irregular.
Ao promulgar a brincadeira, o presidente-companheiro Evo Morales disse:
“Todos temos o direito de ter um carro próprio. […] Pobres têm direito a ter carro e esse direito tem que ser reconhecido".
A fila da legalização é adensada por carros, motos e caminhões roubados em países vizinhos, entre eles o Brasil.
Pois bem. Numa entrevista, a presidente-executiva da Alfândega boliviana, Marlene Ardaya, disse:
“Todos os veículos roubados que estiverem aqui serão devolvidos ao Brasil, Peru, Paraguai e Chile”.
Ela condiciona a devolução ao fornecimento de uma relação dos veículos arrancados de seus donos. Diz ter requisitado a lista.
Argentina e Chile, afirma Marlene, já enviaram o documento. O Brasil, ainda não. O governo brasileiro alega que nem recebeu o pedido.
Autoridades brasileiras disseram, entretanto, que a decisão da Bolívia de legalizar carros que estejam circulando sem documentação deve estimular o roubo de veículos no Brasil, já que eles supostamente poderiam ser facilmente legalizados ao atravessar a fronteira boliviana.
Autoridades da Polícia Federal brasileira disseram temer que a decisão boliviana acabe estimulando o narcotráfico na fronteira entre os dois países, já que muitos veículos servem de moeda de troca na aquisição de drogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário