quarta-feira, 1 de junho de 2011

Heróis da vida real

O grupo formado por jovens novaiorquinos e batizado de The New York Initiative (A Iniciativa Nova York) é parte de um movimento global de pessoas que se autodenominam "heróis da vida real" que saem às ruas para proteger inocentes de criminosos.
A reportagem da BBC acompanhou alguns integrantes dos "super-heróis"que dizem manter suas identidades em segredo, igualzinhos aos da ficção. Além disso usam disfarces com máscaras de couro e roupas estranhas, carregando o que chamam de "armas legais" como pesadas lanternas e vários pequenos instrumentos que parecem inofensivos, mas que podem machucar realmente por terem pontas e bordas de metal, como uma gaita , por exemplo.
Eles se locomovem pela cidade de Nova Iorque usando skates ou bicicletas e patrulham principalmente regiões mais perigosas como o Bronx, enfrentando situações de risco que incluem brigas violentas entre casais , vizinhos e bêbados, sem contar os assaltos e tentativas de estupro. Eles contam que começam conversando com os infratores, caso eles não dêem importância eles tem que serem mais enérgicos.
O Departamento de Polícia de Nova York diz que a luta contra o crime deveria ser tarefa de policiais e se recusa a comentar as atividades do grupo. Os super-heróis, por sua vez, dizem que pelo menos estão fazendo alguma coisa para salvar vidas enquanto a polícia muitas vezes cruza os braços e não toma providências para diminuir a criminalidade.
Despedindo-se da reportagem da BBC e prontos para mais uma noite de proteção aos cidadãos novaiorquinhos eles dizem: "Pelo menos estamos fazendo algo para melhorar a vida das pessoas dando tranquilidade a elas. Melhor do que ficar por aí reclamando que a vida está difícil e perigosa!"
Tomara que tudo fique só mesmo na base da conversa amigável e na boa intenção dos jovens corajosos e idealistas, porque fazer justiça com as próprias mãos pode acabar se transformando numa história de super-heróis com final trágico !

Nenhum comentário:

Postar um comentário