domingo, 5 de junho de 2011

Possível sucessor de Bin Laden na al-Qaeda teria sido morto no Paquistão

Ilyas Kashmiri - foto de 2001

"Cérebro militar" da al-Qaeda e possível sucessor de Bin Laden, Ilyas Kashmiri foi morto na noite de sexta-feira - 3 de junho - no Paquistão, após um ataque de míssil realizado por tropas dos Estados Unidos, segundo a inteligência paquistanesa. As informações são da Associated Press. Militantes do grupo também confirmaram a morte do comandante. Mas, oficialmente, nem Estados Unidos nem Paquistão confirmam.
O porta-voz da organização, Abu Hanzla Kashar, promete vingança:
- O opressor EUA são o nosso único objetivo. Se Deus quiser, vamos vingar (a morte de Kashmiri) em breve e com força total - disse ele.
Kashmiri teria sido atingido durante reunião com outros componentes do grupo, em um pomar. Ele era considerado um dos mais perigosos integrantes do grupo radical e seu desaparecimento - apenas um mês após a morte de bin Laden - pode abalar a Al-Qaeda.
Descrito por autoridades dos EUA como chefe militante no Paquistão, ele era um dos cinco líderes do grupo terrorista mais procurados do país. Kashmiri é acusado de vários ataques, incluindo o massacre de Mumbai, uma série de dez atentados na maior cidade da Índia, em novembro de 2008, que matou mais de 160 pessoas.
É difícil a confirmação da identidade de pessoas mortas em ataques de mísseis. Kashmiri já havia sido dado como morto em 2009, informação desmentida depois.
Assim como Bin Laden, Kashmiri lutou contra os soviéticos no Afeganistão nos anos 80, o que lhe custou o olho esquerdo e um dedo. Depois, lutou contra a Índia pela independência da Caxemira. Na al-Qaeda, ele comanda a "Brigada 313", uma divisão militar cujo nome remete ao número de combatentes reunidos por Maomé na batalha de Badr, no ano de 624.

Nenhum comentário:

Postar um comentário