quarta-feira, 4 de maio de 2011

Historinhas de 1º Mundo: o norueguês enche o tanque do seu carro elétrico por
3 reais


Na Noruega compra-se carro movido exclusivamente a eletricidade, o iMiev, da japonesa Mitsubishi, pelo equivalente a 41 mil reais, financiados. (Quando lançado no mercado no Japão, no começo de 2010, o carro custava 50 mil dólares, ou pouco mais de 80 mil reais).
Enquanto nós, no Brasil, de forma obsoleta e burra ainda taxamos pesadamente os carros híbridos importados, punindo com impostos quem quer comprar, em vez de estimular o uso desses carros de poluição zero.
Como são as coisas na Noruega, alguns pontos:
  • Sobre a compra de um carro elétrico incide um imposto mínimo.
  • Licenciar carro elétrico é muito mais barato.
  • Há estacionamentos especiais gratuitos, em regiões centrais das maiores cidades, de uso exclusivo dos elétricos.
  • Os estacionamentos não especiais cobram menos dos carros elétricos, por determinação legal.
  • Existem mais de mil pontos de reabastecimento para carros elétricos em locais públicos, mas a maioria dos modelos permite recarregar em qualquer tomada. Em muitos desses pontos, para estimular a compra e uso dos elétricos, a recarga é grátis.
  • Para “encher o tanque” do iMiev, gasta-se, na moeda do país, a coroa norueguesa, exatamente 3 reais. Com isso, roda 150 quilômetros.
A Noruega produz 95% da energia que consome de fontes hídricas, limpas. Quando o consumo aumenta no verão, importa a energia que precisa – mas só de fornecedores de fontes limpas.
Os noruegueses se preocupam com a poluição não apenas em seu país, mas também no país de que compram eletricidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário