quarta-feira, 25 de maio de 2011

Cinzas do vulcão islandês ainda fecha aeroportos europeus

Após forçar o cancelamento de 500 voos na Europa ontem, o vulcão islandês Grimsvotn perde força, mas suas cinzas devem levar dois aeroportos do norte da Alemanha - Bremen e Hamburgo - a fechar na manhã de hoje.
Segundo as autoridades islandesas, a nuvem de cinzas do vulcão, que já atingiu Reino Unido, Dinamarca, Noruega e o centro-oeste da Rússia, avança, mas como baixou para 2 mil metros de altitude não oferece mais grande perigo para o transporte aéreo. No sábado - 21 de maio, a coluna de fumaça atingiu 20 mil metros e no início de ontem estava entre 3 mil e 5 mil metros.
Apesar dos níveis mais baixos, não se descarta que a nuvem de cinzas gere algum tipo de transtornos em outros países europeus, como Holanda e Polônia.
A grande maioria dos voos cancelados ontem foi no Reino Unido, mas a cifra é considerada baixa ainda se comparada com os 29 mil voos que estavam programados para o dia na Europa.
Apesar de as autoridades europeias se mostrarem otimistas diante do potencial de transtornos aéreos causados pelo vulcão, entre os distúrbios já provocados está uma troca de acusações em terra: de um lado, os órgãos responsáveis pelo controle do espaço aéreo na Europa; do outro, as companhias aéreas - para as quais os cancelamentos teriam sido uma decisão marcada por excesso de zelo.
O debate remonta ao caos provocado no ano passado pelo fechamento do espaço aéreo de 20 países europeus durante seis dias - levando a prejuízos US$ 1,8 bilhão para a indústria da aviação e de cerca de US$ 5 bilhões para a economia mundial.
Ontem, executivos de companhias aéres já faziam pressão para evitar novos fechamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário