segunda-feira, 23 de maio de 2011

Vazamento na Braskem intoxica moradores
Cerca de 130 pessoas deram entrada no hospital com sintomas de intoxicação respiratória, das quais muitas crianças e idosos [algumas vomitando sangue]

Um vazamento de gás, ocorrido no sábado à noite - 21 de maio, na fábrica da Braskem, provocou pânico e atingiu vários moradores da região do Pontal e do Trapiche da Barra, em Maceió.
Os moradores disseram que ouviram um estrondo e logo em seguida um cheiro forte de gás, mas a assessoria de comunicação da Braskem negou qualquer explosão na planta de gás da unidade da capital alagoana.
No entanto, a empresa admitiu - por meio de nota distribuída à imprensa - a ocorrência de um incidente, que estaria controlado e investigado.
De acordo com moradores, o vazamento causou intoxicação em centenas de pessoas, principalmente crianças e idosos, nos bairros do Pontal e Trapiche da Barra, no extremo sul de Maceió, e na região da Ilha de Santa Rita, que ficam próximos à fábrica.
Toda a área da indústria foi isolada pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBM). Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e viaturas de resgate dos Bombeiros foram acionadas e levaram os intoxicados para o Hospital Geral do Estado (HGE), que fica nas imediações da fábrica.


Nota de esclarecimento da Braskem:
"Às 19h38 do dia 21/05/2011, ocorreu um incidente de processo na Unidade Industrial de Cloro Soda Alagoas, ocasionando o acionamento de dois detectores de cloro existentes na fábrica que têm por objetivo identificar a presença de cloro no ambiente.
Acionamos todas as medidas de controle e a situação está normalizada desde 20h15, não havendo mais risco de exposição de cloro no ambiente. Os técnicos da Braskem estão apurando as causas do incidente.
Não foi constatada a exposição de nossos integrantes. A Braskem está monitorando a situação das pessoas que moram nas proximidades da fábrica, já tendo sido prestado pronto atendimento pelo Corpo de Bombeiros e pelo Samu, com o apoio das nossas equipes.
Os órgãos competentes já foram comunicados da ocorrência. A Braskem, através de suas equipes, continuará acompanhando o atendimento dado às pessoas junto aos órgãos de saúde. A Braskem lamenta profundamente o ocorrido e está empenhada em prestar todo apoio que se faça necessário."

Nenhum comentário:

Postar um comentário