sexta-feira, 27 de maio de 2011

A tradicional comida cubana e as adaptações que se fizeram necessárias nos lares.

Ana Carolina
Boccardo Alves

O café da manhã é composto de pão, o que houver na geladeira (manteiga, maionese ou geléia feita em casa), café, suco ou vitamina de alguma fruta da estação.
O café da livreta a que tem direito os cubanos não é puro. É misturado com metade da dose de chícharo, um grão parecido com a ervilha. O gosto é estranho.
O preço de um pacote de café puro é absurdo: 14 CUC (25 reais) o quilo.
No começo do mês, quando ainda há ovos na casa, também se fazem omeletes, puros ou com cebola.
Para as refeições principais, arroz é a base. O feijão preto é muito apreciado, sendo cozido junto com o arroz (moro) ou feito separadamente com batatas e um pedaço de carne de porco quando possível.
A carne nacional atualmente é o frango, que é a mais barata. As partes encontradas são sempre coxas e outros pedaços que não são nobres. O peito nunca aparece. Além disso, são comercializadas almôndegas e croquetes de frango.
A carne de porco está cara e não aparece com tanta freqüência como antigamente nas mesas, mas ainda é muito apreciada. Geralmente, é feito o porco assado ou a carne cortada em pequenos pedaços e frita, ou ainda incorporada ao feijão. Quando bem feita, com bastante cebola, pimentão e condimentos, fica uma delícia.
Carne de vaca não existe nas casas cubanas. O picadinho que às vezes está presente nos mercados estatais é de soja e há picadinho de carne de vaca no mercado em CUC, mas é caro, portanto só em ocasiões especiais.
Bife é algo difícil de encontrar mesmo nos mercados em CUC, quando surge os preços são exorbitantes. Portanto, está mesmo reservado aos hotéis.
Por incrível que pareça num país costeiro, o mesmo acontece com os peixes. Também sumiram. Raramente aparece algum particular vendendo e mais raramente ainda você vai ver numa típica casa cubana.
Quanto aos acompanhamentos, os mais comuns são batata, batata doce e banana. Pratos de "tostones" (bananas verdes achatadas e fritas) e chicharritas (as mesmas bananas verdes raladas e fritas como se fossem batata chips).
Completa a refeição uma salada, composta basicamente com o que estiver disponível no agro naquele momento.
Um prato preferido em Cuba se compõe de: arroz "moro", tostones, carne de porco frita e salada.


PS: Para se ter acesso com facilidade a bens “comuns” como molho de tomate, detergente e gasolina, por exemplo, basta ter disponível no bolso as notas de CUC [peso conversível, conhecido pela sigla CUC] . O problema é que a moeda “turística” de Cuba vale 24 vezes mais do que o dinheiro oficial do país [peso cubano - estampado com as caras dos heróis revolucionários] e não é usada para pagar os salários cubanos.
Uma caderneta emitida pelo governo controla a venda de produtos alimentícios.


Cédulas de 3 pesos e de 5 pesos convertíveis [CUC]


Caderneta de alimentos emitida pelo governo cubano

Nenhum comentário:

Postar um comentário