domingo, 29 de maio de 2011

Hackers atacam rede da principal fornecedora de equipamentos militares
dos EUA


Avião modelo F-35A Lightning II
fabricado pela Lockheed Martin

A Lockheed Martin Corp, a maior fabricante de produtos militares do mundo e principal fornecedora do Pentágono, foi afetada por um incidente cibernético, ainda não especificado, disse o governo americano.
Segundo o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, o Departamento de Defesa se ofereceu para ajudar a verificar a extensão do "impacto de um incidente cibernético na LMCO" - sigla pela qual a fabricante de aviões de combate, navios e outros sistemas bélicos é conhecida.
O governo dos Estados Unidos também disse que se ofereceu para ajudar a "analisar os dados disponíveis para providenciar recomendações que atenuem riscos adicionais", disse Chris Ortman, porta-voz do Departamento de Segurança Interna dos EUA.
Não foi divulgado pela companhia, nem pelo governo americano, que tipo de dados foram expostos nem se foram de fato roubados pelos hackers. Entretanto, as redes da fabricante de artigos militares contém dados sigilosos sobre o desenvolvimento de armas bem como sobre a tecnologia usada pelas forças americanas no Iraque e no Afeganistão.
Uma fonte disse que os invasores haviam quebrado a segurança de redes da Lockheed Martin e de outras companhias prestadoras de serviços ao setor militar americano.
Os hackers efetuaram a invasão no sistema de segurança, que existe para impedir a entrada de usuários não autorizados na rede, por meio de um método de duplicação de 'SecurID' - chaves eletrônicas - da divisão de RSA (dados criptografados) da EMC, que fornece software de infraestrutura ao governo dos Estados Unidos.
A Lockheed Martin, afetada pela ofensiva virtual, não comentou imediatamente as declarações do Departamento de Defesa.
Autoridades dos EUA podem se envolver em investigações sobre violação de redes, quando solicitadas por uma empresa. O Departamento de Segurança Interna, neste caso, pode destacar uma equipe para analisar sistemas infectados, desenvolver estratégias de redução de danos e aconselhar sobre a restauração do serviço, além de fazer recomendações gerais para melhora da segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário