O hospital confirma a internação e informa que Itamar Franco "deve ter alta em breve". Segundo um relatório do Einstein,“o senador realizará tratamento médico a fim de alcançar a cura para uma leucemia. A doença foi diagnosticada bem no seu início e o paciente está se sentindo muito bem, com todas suas funções vitais normais”.
Segundo a assessoria do ex-presidente, Itamar Franco deve ter alta em até 25 dias. Em virtude do tratamento, o senador do PPS seguiu recomendações médicas e pediu licença de 30 dias das atividades no Senado.
A doença
A doença atinge tanto adultos quanto crianças. A mais comum em crianças é a “linfoide aguda” e a nos adultos é a “mieloide aguda”, que pode ter diversos subtipos.
O tratamento básico consiste em destruir as células anormais que se acumulam na medula, com quimioterapia. Em alguns casos é necessário o transplante de medula óssea.
A história de Itamar
O senador formou-se engenheiro civil e eletrotécnico, em 1954, na Escola de Engenharia de Juiz de Fora. Participou do movimento estudantil de Juiz de Fora, na presidência do Diretório Acadêmico de Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Itamar Franco foi presidente da República, depois do impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello, de 1992 a 1994. Foi também governador de Minas Gerais, senador durante 16 anos, prefeito de Juiz de Fora por dois mandatos e embaixador do Brasil na OEA, em Portugal e na Itália. Como presidente, implantou o Plano Real, que estabilizou a moeda e acabou com a inflação, assinou a Lei dos Genéricos, a Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), que abriu caminho para programas de transferência de renda, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário