terça-feira, 28 de agosto de 2012


Gaúchos apresentam aplicativo em evento no Vale do Silício,na Califórnia.

Spotwish, aplicativo e rede social desenvolvida por gaúchos.

O projeto nasceu no Litoral do Rio Grande do Sul, mas já ultrapassou as fronteiras brasileiras. Dois gaúchos foram destaque em evento de tecnologia ocorrido no Vale do Silício, nos Estados Unidos, neste final de semana, pela criação de um aplicativo. A proposta do Spotwish é promover a interação entre as pessoas.
A ideia nasceu no verão de 2011, quando os colegas João Otero e Rafael Jannone decidiram se reunir em uma casa na praia para desenvolver um antigo projeto. Em Imbé, perceberam que na "vida real" existia uma barreira de convivência entre as pessoas que poderia ser resolvida com a utilização de um aplicativo. Após nove meses de desenvolvimento, surgia o Spotwish, uma espécie de rede social onde os usuários que estiverem em locais próximos poderão interagir entre si, descobrindo preferências de amigos e até de desconhecidos, além de receberem notificações quando passarem por lugares nos quais outras pessoas já estiveram.
Depois de passarem um período em São Paulo aprimorando o serviço, os dois gaúchos decidiram inscrever o projeto na competição anual de Startups (empresas normalmente recém-criadas e que ainda estão em fase de desenvolvimento) realizada na Califórnia, nos Estados Unidos. A dupla conseguiu arrecadar os 9 mil votos necessários para participar do encontro e representou o Brasil neste final de semana.
Para João Otero, a criatividade é uma das maneiras de conseguir se destacar em um universo onde cerca de 70 bilhões de aplicativos são baixados em todo o mundo durante um ano. "Somos muito sociais por natureza. Existem várias pesquisas que mostram que o Brasil está sempre no topo quando se fala em tecnologia e mídias sociais. Temos uma cultura muito boa nessa área e é preciso aproveitar", explica.
A primeira versão do aplicativo, lançada neste mês, se chama Spotwish Go! e é destinada a smartphones. O projeto já está avaliado em R$ 1 milhão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário