Capriles supera levemente Chávez em pesquisa eleitoral na Venezuela
A diferença de 1,8 ponto está dentro da margem de erro da pesquisa da Consultores 21
Fotos mostram os dois principais candidatos venezuelanos durante campanha eleitoral em Caracas |
O candidato opositor Henrique Capriles superou pela primeira vez o presidente Hugo Chávez na pesquisa de intenção de voto para as eleições de outubro na Venezuela, apontou a instituição da oposição Consultores 21, cujos resultados contrariam a maioria das sondagens que dão vantagem ao líder venezuelano. Segundo a sondagem, a intenção de voto a favor de Capriles em agosto ficou em 47,7%, enquanto Chávez caiu para 45,9%. Na pesquisa de junho, o presidente liderava com 3,4 pontos percentuais de vantagem. O número de indecisos é de 6,4%, abaixo de outras empresas de sondagem.
A diferença de 1,8 ponto, no entanto, está dentro da margem de erro da pesquisa, de cerca de 3,2 pontos percentuais. Os números, que não foram revelados publicamente, foram confirmados pela Consultores 21. A pesquisa com 1.000 entrevistados foi feita na primeira quinzena de agosto e enviada a clientes na quinta-feira.
Chávez lidera a maioria das pesquisas feitas por empresas privadas, mas a margem entre ambos os candidatos difere substancialmente entre as pesquisas, enquanto os dois comandos de campanha percorrem o país tentando quebrar a base de apoio um do outro.
Capriles, escolhido em fevereiro em eleições primárias da oposição que contaram com o voto de mais de 3 milhões de eleitores, explorou o território venezuelano em uma campanha casa por casa. Do outro lado, um Chávez recuperado fisicamente após se submeter a tratamentos pelo câncer visita grandes cidades em atos massivos de campanha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário