sábado, 25 de agosto de 2012


Explosão atinge maior refinaria da Venezuela e deixa feridos
Vazamento de gás teria provocado explosão e, depois, incêndio.
Além de danos no complexo, explosão danificou casas na região.


Foto de 2006 mostra outro incêndio na refinaria de Amuay

A refinaria de Amuay, na península de Paraguaná, no norte da Venezuela, registrou neste sábado (25 de agosto) uma grande explosão como consequência de um vazamento de gás, em acidente que deixou um número indeterminado de feridos e danificou casas da região, informou o ministro do Petróleo e Mineração venezuelano, Rafael Ramírez.
Em declarações à emissora estatal "VTV", o ministro assinalou que a explosão aconteceu à 1h11 local (1h36 de Brasília) e originou um incêndio em dois tanques da refinaria.
"É algo que estamos determinando agora (o número de feridos) porque dentro da área da refinaria só temos trabalhadores com contusões, mas fora da área da refinaria, devido à onda explosiva e aos danos que sofreram algumas casas, estamos determinando qual é a quantidade de feridos", disse. "Não poderemos dar nenhuma informação concreta até o fim dessa tarefa de inspeção. Há algumas casas derrubadas pela onda expansiva", acrescentou.
Ramírez informou que por motivos ainda não determinados ocorreu um vazamento de gás que "gerou uma nuvem que depois explodiu e provocou incêndios em pelo menos dois tanques da refinaria e nas áreas circundantes".
O ministro assinalou que "a onda explosiva foi de grande magnitude, de modo que há danos apreciáveis em infraestrutura e em imóveis" localizados em frente às instalações de Amuay, uma das três refinarias que formam o Centro de Refino de Paraguaná (CRP), o maior da Venezuela e um dos maiores do mundo.
Por fim, Ramírez assegurou que já foi eliminada "qualquer possibilidade de expansão do fogo" e agora se trabalha no controle dos focos de incêndio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário