Gaúchos fazem churrasco e montam galpões em acampamento farroupilha
Construção dos piquetes começou dia 18 e já está quase concluída.
Os gaúchos não vão esperar até o dia 7 de setembro para a abertura oficial da Semana Farroupilha. Desde o dia 18 de agosto, centenas de pessoas trabalham na organização do evento que marca a data no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, em Porto Alegre, com a montagem dos galpões e piquetes e, claro, sem deixar de lado o churrasco.
Desde o primeiro dia, quando o local foi liberado para a construção das estruturas provisórias, cerca de 3 mil pessoas circulam diariamente. Há quem esteja dormindo no local desde o dia 18, nas estruturas improvisadas que foram montadas. Os "operários" do Acampamento Farroupilha não vão esperar até o dia 7, quando começam as atrações culturais e campeiras.
"Para alguns isso aqui é uma coisa sem nexo, mas para outros é a melhor coisa do mundo. As obrigações diárias são fazer a comida, tomar chimarrão, bater papo e beber até mesmo uma cachacinha”, contou Jorge Luiz Gonçalves da Silva. Ele cuida de um dos piquetes e está no local há mais de 10 dias.
Entre as atividades diárias, estão a preparação de refeições para aqueles que cuidam dos piquetes. O churrasco é o prato principal. O cardápio ainda inclui arroz de carreteiro, feijoada e mais qualquer outra combinação em que a carne do churrasco possa ser utilizada.
Boa parte dos 373 piquetes inscritos já foram montados. Alguns estão em processo final de construção. Em média, o tempo para erguer cada um é de dois dias. O prazo para finalizar as obras é sexta-feira (31).
A Semana Farroupilha é comemorada do dia 7 ao dia 20 de setembro no Rio Grande do Sul. O período serve para lembrar a Revolução Farroupilha, movimento de revolta civil que ocorreu no estado entre 1835 e 1845 e que teve como marco inicial o dia 20 de setembro de 1835. Desde então, a população local aproveita o mês de setembro para exaltar atividades relacionadas à tradição gaúcha.
O público em um único dia pode passar de 70 mil. A organização do evento aguarda mais de um milhão de visitantes na edição 2012.
Com piquete montado, tradicionalista já se instalou no acampamento |
Nenhum comentário:
Postar um comentário