domingo, 26 de agosto de 2012


Educação no Rio Grande do Sul adota avaliação institucional própria
Método de avaliação participativa começa a valer já em 2012.


A Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul anunciou a criação de um sistema próprio de avaliação institucional.
O Sistema Estadual de Avaliação Participativa (SEAP) é uma proposta da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e começará a valer já em 2012. O novo modelo busca o envolvimento da comunidade escolar no diagnóstico e na avaliação das escolas públicas.
Com o novo sistema, a Seduc pretende explicar com maior clareza os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). "Pretende-se com o SEAP construir diagnóstico que permita compreender e decifrar aquilo que está além do que o Ideb tem mostrado sobre a realidade do estado", disse o secretário Jose Clovis de Azevedo.
A intenção é possibilitar que a comunidade escolar, as coordenadorias regionais e a Seduc façam um momento de reflexão sobre as suas praticas.
O novo sistema altera o Decreto 34.823/93, no que se refere à promoção de professores e especialistas em educação por merecimento, cuja pontuação passa a ter centralidade na formação inicial e continuada. "No conjunto, a avaliação permitirá diferentes olhares sobre problemas e avanços da rede, possibilitando o planejamento e desenvolvimento de políticas públicas, ações e projetos", destaca Azevedo. A avaliação deve ser feita em duas etapas, entre outubro e dezembro.

O Ideb
O Ideb é o principal indicador para medir a qualidade do ciclo básico do ensino brasileiro. A primeira avaliação foi feita em 2005 e desde então uma nova é realizada a cada dois anos. Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho na Prova Brasil, aplicada para crianças da 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio.
No dia 14 de agosto a avaliação correspondente ao ano de 2011 foi divulgada. O Ideb da 8ª série manteve nota de 2009, com 4,1, abaixo dos 4,3 estimados. No ensino médio, a nota baixou de 3,9 para 3,7 e não cumpriu projeção do MEC. Pela estimativa do governo, a nota gaúcha deveria chegar a 5,8 em 2021.

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