sábado, 26 de março de 2011

O ex-presidente Lula e o "Sheikh"

Fahad Al Athel

Um mês antes de presentear Luiz Inácio Lula da Silva com um carro executivo blindado, o empresário libanês Youssef Chataoui apresentou o ex-presidente ao xeque Fahad Al Athel, um magnata saudita que viajou a negócios pelo Brasil.
A visita [do "Sheikh"] incluiu audiências com prefeitos petistas e até com o governador da Bahia, Jaques Wagner, em Salvador. Ciceroneado por Chataoui, a última parada do megainvestidor saudita foi em São Francisco do Conde, pequeno município baiano com prefeita do PT, Rilza Valentim, que abriga a refinaria Landulpho Alves, da Petrobras.
A etapa baiana do tour, realizada com o avião particular do xeque saudita, mostrou a estreita relação entre o libanês Youssef Chataoui e o PT. O saudita, que atua nos ramos petroleiro, financeiro e de infraestrutura, encontrou-se com deputados e dois prefeitos petistas, das cidades de Maraú e Maragogipe. A primeira cidade baiana tem uma extensa reserva de gás, e a segunda será posto de fabricação de estaleiros para plataformas de petróleo. Um dirigente estadual [baiano] do PT, Marco Resende, negou que Lula tenha intercedido a favor do xeque e de Chataoui.

A audiência realizada em São Paulo para apresentar o xeque saudita aconteceu em fevereiro: Lula foi convidado a participar de uma conferência com empresários árabes no Brasil. O plano do saudita é reunir os cem maiores investidores árabes na Bahia governada pelo PT.

Xeque foi primeiro árabe a comprar um jato Legacy
O xeque saudita Fahad Al-Athel é um magnata do petróleo, mas atua em diversas áreas econômicas, inclusive administração de aeroportos e bancos. Uma de suas holdings, a FAL Group, fica em Doha, no Qatar, onde o ex-presidente Lula esteve este mês para um seminário da TV árabe Al Jazeera. Al-Athel foi o primeiro comprador do mundo árabe de um jato Legacy, fabricado pela Embraer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário