terça-feira, 29 de março de 2011

Elizabeth Taylor deixou fortuna para fundações que combatem a Aids

Conhecida por ser uma das celebridades mais engajadas na luta contra a Aids, a atriz Elizabeth Taylor, que faleceu na quarta-feira - 23 de março, deixou boa parte de seu espólio, avaliado em US$ 600 milhões, para caridade, incluindo duas fundações de combate à doença.
Segundo o testamento da atriz, sua famosa coleção de joias – estimada em US$ 150 milhões – irá a leilão e a renda será doada às instituições Elizabeth Taylor AIDS Foundation e amfAR (Fundação americana de pesquisa sobre a Aids), centros de pesquisa de cura e de tratamento a pacientes soropositivos, que a atriz ajudou a fundar.
Liz Taylor se tornou a primeira celebridade a combater a doença, ainda no começo dos anos 1980.
Nenhuma outra celebridade, exceto talvez a Princesa Diana, foi tão comprometida no levantamento de recursos para financiar a pesquisa contra a doença, numa época na qual causava medo e as pessoas enfermas eram estigmatizadas.
A atriz fundou a AmfAR (Fundação americana de pesquisa sobre a Aids), sua primeira fundação para combater a Aids, em 1985, após a morte do amigo e astro de Hollywood Rock Hudson, com quem contracenou em “Assim Caminha a Humanidade”, lançado em 1956. A atriz era confidente do galã, que escondeu durante a maior parte da vida que era gay.
Rock Hudson, amigo de Liz Taylor, morreu de complicações ligadas à Aids.
Elizabeth Taylor lançou sua própria Fundação contra a Aids em 1991 - Elizabeth Taylor AIDS Foundation -, tendo recebido, no ano seguinte, o prêmio Jean Hersholt.

PS: Os filhos da atriz, Michael e Christopher Wilding, Lisa Todd e Maria Burton, acreditam que o assistente gay de Taylor, Jason Winters, é quem ficará com o dinheiro.

Rock Hudson e Elizabeth Taylor

Nenhum comentário:

Postar um comentário