domingo, 27 de março de 2011

Fundação do Ministério Público oferece salas gratuitas para o cursinho de Luciana Genro

A Associação do Ministério Público é presidida pelo promotor Marcelo Lemos Dornelles, que se licenciou apenas há alguns dias.
A entidade é mantenedora da Fundação Escola Superior do Ministério Público ( FESMP ).
FESMP é uma escola que prepara para concursos no Ministério Público Estadual.
Dorneles foi escolhido por Tarso Genro para o Conselhão.
No pleito para a chefia do MPE, ele foi apresentado como candidato a subprocurador Geral de Justiça (foi inédito o anúncio, segundo noticiou o jornal Zero Hora) na chapa de Eduardo Lima Veiga. Ambos resultaram derrotados, mas Tarso ignora o mais votado e escolhe Lima Veiga para chefe do Ministério Público do Rio Grande do Sul.
Eduardo de Lima Veiga é o novo Procurador-Geral de Justiça do Rio Grande do Sul. Ele foi o segundo colocado na lista tríplice do Ministério Público Estadual enviada ao governador Tarso Genro.
Veiga teve 305 votos, 121 a menos que a atual procuradora, Simone Mariano da Rocha.
O novo procurador, Eduardo de Lima Veiga, tem 48 anos - é formado pela Faculdade de Direito da UFGRS e pós graduado pela Universidade George Washington. Lecionou Direito Civil, Direito Penal e Processual Penal. Ingressou no Ministério Público em 1989. Passou por Guaiba e Uruguaiana, Em Porto Alegre foi promotor-assessor na Procuradoria de Prefeitos e na Assessoria Jurídica do PGJ, titular da 11ª Promotoria de Justiça Criminal e Coordenou o Centro de Apoio Operacional Criminal. Foi Subprocurador-Geral de Justiça. É membro do Conselho Superior do MP e do Órgão Especial do Colégio de Procuradores. Hoje atua na 7ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A posse será em 4 de abril.

Um grande lobby foi feito em torno de Tarso Genro pela indicação de Veiga, o que incluiu políticos, servidores do MP e movimentos sociais. O anúncio poderia ser feito até segunda-feira dia 28 de março, mas Tarso preferiu adiantar a sua escolha [ a escolha ocorreu na sexta-feira dia 25 de março ].
Lima Veiga era o preferido do PT, conforme declarações públicas de seus dirigentes e foi escolhido por ter um perfil mais afinado com o que pensa Tarso Genro para o cargo.

O caso fica pior
O subprocurador da chapa de Eduardo Veiga, Marcelo Lemos Dornelles, é presidente licenciado da Associação do Ministério Público (AMP), proprietária da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FESMP) , que emprestou salas de suas instalações para Luciana Genro montar sua escolinha.
Tarso Genro é pai de Luciana Genro.
O conflito de interesses é evidente, o que torna a cessão das salas um problema ético para a AMP e a FESMP, segundo o procurador Marcelo Ribeiro, que protestou contra o ato: "Se um procurador quiser instalar na escola um cursinho gratuito, a FESMP fará este favor ?".
A ex-deputada Luciana Genro desistiu de implementar no colégio público estadual Júlio de Castilhos suas aulas gratuitas do cursinho pré-vestiular Emancipa-RS, não desistiu do patrocínio da seguradora do banco estatal estadual Banrisul, a Icatu Seguros (R$ 100 mil), mas agora pode comemorar o retorno aos holofotes com a oferta que lhe fez a Escola Superior do Ministério Público, já que a FMP resolveu ceder duas salas equipadas com ar-condicionado - e de graça. A escola é mantida pela Fundação do Ministério Público. Luciana Genro foi acusada pela revista Veja, de usar bens e serviços públicos sob a guarda do seu pai, o governador Tarso Genro. Ao desistir das salas públicas, ela avisou que não queria causar problemas para a direção do colégio.
Nem de longe é isolada a crítica do procurador Marcelo Ribeiro, que se insurgiu contra a cessão grátis de duas salas da Escola Superior do Ministério Público para o cursinho pré-vestibular regiamente patrocinado pela Icatu Seguros, Panvel, Zaffari, Multiplan e Fecomércio.
Acuado pelas críticas de Ribeiro, o diretor licenciado da escola, Marcelo Lemos Dornelles, disse que não tem nada a ver com a história.
Ele pode ser nomeado a qualquer momento para o cargo de subprocurador do Ministério Público Estadual, já que o governador Tarso Genro escolheu Eduardo Veiga Lima para a chefia.
Lima Veiga avisou que nomeará Marcelo Lemos Dornelles para subprocurador.
Procurado para esclarecer o caso, o atual presidente da Fundação Escola Superior do Ministério Público, Mauro Luís Silva de Souza preferiu não se manifestar sobre o assunto.

O cursinho pré-vestiular Emancipa-RS, "Escolinha da Professora Luciana Genro", começará aulas no dia 28 de março na Fundação Escola Superior do Ministério Público.

No seu Twitter, sem justificar o que faz, a ex-deputada gaúcha do PSOL Luciana Genro destila fel puro contra o PSTU.
O PSTU lançou manifesto sob o título “O que é isso, companheira?”, criticando a "Escolinha da Professora Luciana".

Nenhum comentário:

Postar um comentário