terça-feira, 26 de abril de 2011

O grosso do dinheiro federal para segurança pública está indo para apenas 5 unidades da Federação

Examinando programas sociais do governo, o TCU percebeu que mais da metade dos recursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) – que pretende investir mais de 6 bilhões de reais em segurança pública por meio de transferências para os Estados, mediante condições – está indo para apenas 5 das 27 unidades da Federação. Dos mais de 1 bilhão de reais já transferidos a Estados e municípios, só o Rio de Janeiro recebeu 140,2 milhões (14% do total), segundo a diretora técnica da Secretaria de Controle Externo do TCU, Márcia Lima de Aquino.
O Rio foi seguido por Rio Grande do Sul (128,9 milhões, ou 13%), São Paulo (114,2 milhões, ou 11%), Goiás (79 milhões, ou 8%) e Bahia (76,5 milhões, também 8%).
Além disso, segundo auditoria do TCU, faltam relatórios sobre treinamento de policiais nos Estados que recebem dinheiro do Pronasci.
As informações vieram à tona durante audiência pública realizada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado sobre a fiscalização do TCU nos programas sociais do governo federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário