sexta-feira, 29 de abril de 2011

Irã: parlamento abre caminho para impeachment de Ahmadinejad

O ditador do Irã, o nazista islâmico Mahmoud Ahmadinejad, que há mais de uma semana não aparece em público, vai fazer um pronunciamento à nação pela televisão nos próximos dias, informaram os meios de comunicação locais, citando o vice-presidente para Assuntos Parlamentares, Mohammad Reza Mir-Tajedini. "Ahmadinejad vai falar à nação na próxima semana e suas declarações vão agradar aos amigos da revolução e desesperar os inimigos do regime", disse Mir-Tajedini, segundo vários jornais iranianos. O ditador não é visto em público desde o dia 22, quando o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, revogou a demissão do ministro da Inteligência, Heydar Moslehi, que havia sido imposta por Ahmadinejad. A reprimenda e a volta de Moslehi ao cargo fez com que os meios de comunicação tratassem das profundas diferenças entre Ahmadinejad e seus oponentes, notadamente os ultraconservadores que dominam o Parlamento.

Parlamentares em uma sessão aberta em Teerã

A crise entre o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, e o líder supremo do Irã, Aiatolá Khamenei, continua a se aprofundar, levando 12 membros do Parlamento a pedirem a convocação do chefe de Estado para uma sabatina na Casa.
A iniciativa dos parlamentares poderia enfraquecer o governo de Ahmadinejad, num primeiro passo para um pedido de impeachment.
O "Parliament News", site oficial do Parlamento iraniano, publicou que "o plano para o impeachment de Ahmadinejad começou". Se a Casa de fato aprovar a convocação de Ahmadinejad, ele seria o primeiro presidente iraniano a responder a questionamentos no Parlamento desde a Revolução Islâmica há 32 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário