segunda-feira, 25 de abril de 2011

A mancada do bilionário Donald Trump

Trump, que vive cobrando a certidão de nascimento de Obama, apresenta a sua — e ela não vale.
Trump vem metralhando praticamente todo santo dia sua desconfiança sobre se o presidente Barack Obama nasceu nos Estados Unidos – exigência da Constituição para quem ocupa a Casa Branca e é comandante supremo das Forças Armadas mais poderosas do mundo –, e insiste em que Obama mostre sua certidão de nascimento. Juntou-se, assim, aos chamados birthers - os quais acham que Obama é estrangeiro.
No processo de bater no presidente, o próprio Trump resolveu divulgar a sua certidão, por meio do site de notícias conservador Newsmax.
Pois não é que a certidão não vale nada? Tratava-se de uma declaração do Jamaica Hospital, de Nova York, onde Trump nasceu a 14 de junho de 1946, e não uma certidão emitida pelo Estado de Nova York, que, esta sim, teria valor legal.

A certidão do hospital fornecida por Trump

O bilionário, porém, que pretende concorrer à indicação do Partido Republicano como candidato à Presidência em 2012, não se deu por achado e voltou ao tema – como sempre, na emissora ultraconservadora Fox News. E aproveitou para reclamar da comediante Woopi Goldberg, uma das participantes do programa matinal da rede ABC The View, que o entrevistara.
Woopi Goldberg: “Não é porque ele é negro, é?”
Quando, no programa da ABC, Trump disse que “há alguma coisa na certidão de nascimento [de Obama] de que ele não gosta”, Woopi, desbocada, disse que se tratava “da maior quantidade de m… que ouvi em décadas”, e perguntou:
– Não é porque ele é negro, é?… Porque eu nunca ouvi pedirem a certidão de nascimento de nenhum presidente branco.
Na Fox, dias depois, Trump disse: “Gosto de Woopi, sempre tive um bom relacionamento com ela… mas, francamente, acho que é insultuoso que ela levante essa questão – o que é que isso tem a ver com raça? “

Nenhum comentário:

Postar um comentário