Estudo avaliou a qualidade das
estradas — metade das rodovias não estão em condições adequadas — 57,3%
têm alguma deficiência no estado geral — 86,5% dos trechos são de pista
simples e de mão dupla
A Pesquisa CNT de Rodovias 2015 percorreu e avaliou mais de 100 mil
quilômetros de rodovias pavimentadas por todo o país, um acréscimo de
2.288 quilômetros (2,3%) em relação à Pesquisa de 2014. Esse marco
demonstra ainda mais a relevância do estudo, tornando-se, a cada ano,
uma referência ainda maior para o setor de transporte, para o governo e
para vários segmentos da sociedade.
Da extensão total avaliada nessa 19ª edição, 57,3% apresentaram algum
tipo de deficiência no estado geral (que inclui a avaliação conjunta do
pavimento, da sinalização e da geometria da via), sendo que 6 ,3%
estavam em péssimo estado, 16,1% ruim e 34,9% regular. Possuem condições
adequadas de segurança e desempenho 42,7%, que tiveram classificação
ótimo ou bom no estado geral.
Em relação ao pavimento, foram identificados 48,6% da extensão com algum
tipo de deficiência. A sinalização apresenta problemas em 51,4% da
extensão avaliada, e a geometria da via em 77,2%. Os problemas das
rodovias brasileiras tornam-se ainda mais graves com a constatação de
que 86,5% dos trechos avaliados apresentam rodovias simples de mão
dupla.
A série histórica desse estudo consolidado revela a necessidade de
priorizar o setor de transporte para que a logística se torne mais
competitiva e para que o Brasil ofereça melhores condições de segurança
para a sociedade. As indicações da Pesquisa CNT de Rodovias são uma
referência para a definição e aplicação dos recursos de forma eficaz.
O principal objetivo da Pesquisa CNT de Rodovias é contribuir com o
transportador rodoviário do Brasil, apontando as deficiências e as
necessidades de melhoria da infraestrutura das rodovias por meio de
avaliação dessas características — pavimento, sinalização e geometria da
via. O modal rodoviário possui a maior participação na matriz de
transporte de cargas (61%). Portanto, investir em rodovias e na
integração com os outros modais é fundamental para o desenvolvimento do
país.
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