segunda-feira, 6 de agosto de 2012


Piscina ajuda a bater recordes


Num evento importante do porte das Olimpíadas sempre surgem informações de bastidores sobre a organização ou o que está à disposição dos atletas nos estádios. No caso da natação, por exemplo, os organizadores explicaram que um dos fatores principais para que os nadadores possam quebrar recordes é a tecnologia usada na estrutura da piscina olímpica.
De acordo com os especialistas, as melhores piscinas para competição são aquelas que reduzem as ondas produzidas pelos competidores em movimento. Afinal, águas muito agitadas podem reduzir bastante sua velocidade. Por isso, a piscina do parque olímpico de Londres foi projetada especificamente para minimizar esses efeitos.
A profundidade da piscina é ajustável, mas nas Olimpíadas está em 3 metros – o suficiente para que as ondas criadas pelas pernadas dos atletas sejam dissipadas, em vez de rebatidas quando atingirem o fundo.
Da mesma forma, a largura das raias permite que as ondas criadas por um atleta não atrapalhem o outro – em outras palavras, os atletas que estão nas raias do canto não teriam desvantagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário