domingo, 2 de outubro de 2011


Tucano gaúcho ingressa com ação contra secretário de educação
Material estaria fazendo promoção pessoal de José Clóvis de Azevedo

Jorge  Pozzobom
O deputado estadual gaúcho Jorge Pozzobom (PSDB) entrará com ação de improbidade administrativa contra o secretário estadual de Educação, José Clóvis Azevedo, pela publicação de jornal de sua Pasta, considerado como promoção pessoal e política. A ação se baseará na decisão liminar da Justiça do Rio Grande do Sul que mandou recolher a publicação. O jornal Palavra, da Secretaria da Educação, chegou a ser distribuído junto aos contracheques de professores da rede pública do Estado. A publicação trazia um editorial falando sobre as mudanças na secretaria e também uma entrevista com o governador Tarso Genro. A liminar foi concedida pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, após pedido da bancada do PSDB na Assembleia.
No programa "Guaíba Cidades", da Rádio Guaíba, apresentado por Felipe Vieira e Yeda Risco, Pozzobom afirmou que a medida foi tomada porque a publicação descumpre o artigo 37 da Constituição federal.
O parlamentar disse ainda que ingressará com ação popular para cobrar o valor integral dos recursos do Estado que foram gastos para a elaboração do material. Ele espera que a Secretaria da Educação informe o custo, que até agora não foi informado.
A SEC, por meio de sua assessoria de comunicação, afirmou que vai recorrer da decisão, mas não quis comentar preços e nem se manifestar. Na liminar concedida pela Justiça estadual, foi determinada multa diária de R$ 1 mil em caso de continuidade na publicação do material. O argumento é que o jornal teria ultrapassado o limite do conteúdo informativo, partindo para a promoção pessoal do secretário José Clóvis de Azevedo. A Justiça mandou recolher o jornal.


José Clóvis de Azevedo
PS:  Nascido há 65 anos em São Sebastião do Caí, o professor José Clóvis de Azevedo formou-se em História pela UFRGS em 1972.
Em 1973, ingressou no ensino público estadual, onde ficou até o fim dos anos 80. Em 1987, foi eleito secretário-geral do Cpers.
Na primeira gestão de Tarso Genro na prefeitura da Capital, foi secretário-adjunto da Educação. Em 1997, na administração de Raul Pont, assumiu a pasta.
Em 2001, participou da criação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). Assumiu como reitor, ficando até 2003. Coordena o programa de pesquisa da pós-graduação do Centro Universitário Metodista-IPA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário