segunda-feira, 31 de outubro de 2011


Lula tem tumor maligno de laringe e fará quimioterapia

O ex-presidente Lula foi diagnosticado com um tumor maligno localizado na laringe, trazendo dúvidas sobre o seu futuro político. Após exames realizados no Hospital Sírio-Libanês em São Paulo, foi definido tratamento inicial com quimioterapia, que deverá começar na segunda-feira - 31 de outubro. "É maligno, é um tumor"', disse o médico Paulo Hoff, um dos responsáveis pelo tratamento do ex-presidente no Sírio-Libanês. Lula procurou auxílio médico na sexta-feira - 28 de outubro - por conta de uma rouquidão anormal que surgiu há cerca de 40 dias e após sentir dores na garganta. Ele foi incentivado a procurar ajuda pelo cardiologista Roberto Kalil, que participou da comemoração do aniversário do ex-presidente, na última quinta-feira - 27 de outubro. Lula passou por uma ressonância magnética e uma tomografia de pescoço, exames que acabaram por levar ao diagnóstico da doença.
O ex-presidente Lula completou 66 anos na quinta-feira - 27 de outubro.

Tratamento de Lula contra câncer na laringe deve durar três meses
Deve durar pelo menos três meses o tratamento contra um tumor na laringe a que será submetido o ex-presidente Lula.
De acordo com os médicos que o atendem, o tumor tem entre dois e três centímetros, tamanho considerado médio. A laringe tem cerca de 15 centímetros. O câncer está localizado sobre a glote do ex-presidente. Os médicos descartaram, pelo menos em um primeiro momento, a necessidade de cirurgia. Durante o tratamento, Lula vai ser submetido a três ciclos de quimioterapia, uma a cada 20 dias.
A equipe preferiu a quimioterapia à cirurgia, "para preservar as funções da laringe", ou seja, a fala.

Lula cancela agenda de viagens nacionais e internacionais
Desde que deixou a Presidência da República, Lula tem viajado pelo Brasil e pelo mundo fazendo palestras e em encontros com chefes de estado e personalidades.
A agenda de viagens nacionais e internacionais do ex-presidente Lula está suspensa até janeiro de 2012, informou o diretor-presidente da Fundação Lula, Paulo Okamato. Entre as viagens previstas para Lula em novembro estavam Estados Unidos (Washington), República Dominicana e Venezuela, para um encontro com o ditador Hugo Chávez, que também se trata de um câncer. Okamato disse ainda que a notícia da doença de Lula assustou as pessoas mais próximas ao ex-presidente. "A dona Marisa ficou nervosa e assustada, mas ela é muito forte", disse.

Foi criado um endereço de e-mail - saudelula@icidadania.org - para que as pessoas possam enviar mensagens de apoio a Lula e sua família.

Será reproduzido no site do Instituto Cidadania os boletins médicos produzidos pela equipe do Sírio-Libanês, responsável pelo tratamento do ex-presidente.





Chance de cura de Lula é muito grande, dizem médicos.
Ex-presidente será submetido à 1ª sessão de quimioterapia nesta segunda-feira(31).
Médico Kalil Filho disse que Lula não sente dor e está tranquilo.




Especialista em câncer na laringe explica como é a doença
O doutor Fernando Dias, chefe da seção de cirurgia de cabeça e pescoço, do Instituto Nacional do Câncer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário