quinta-feira, 27 de outubro de 2011


Substituição da nota de 1 dólar por moeda


Para economizar dinheiro e reduzir custos, a super comissão do Congresso, encarregada de sugerir medidas para cortar trilhões de dólares da dívida dos EUA, divulgou uma idéia relativamente simples que pode trazer uma boa economia: a substituição da nota de 1 dólar por moeda.
Isso vai gerar uma enorme polêmica. Já tem gente reclamando que não aceita o fim da velha e tradicional nota de um dólar. Em Washington, os lobistas das indústrias de papel e tinta, usados para confeccionar as notas, já pressionam os congressistas.
Cálculos iniciais indicam que essa mexida no sistema financeiro do país aumentaria os custos de produção inicialmente mas pouparia bilhões de dólares a longo prazo. Segundo, o escritório de contabilidade do governo, a moeda é mais econômica porque dura muito mais que as notas, cuja sobrevida é de apenas 42 meses. A troca poderia gerar uma economia de custos de 5,6 bilhões de dólares em 30 anos.
O problema é que a maioria dos americanos não gosta de usar as moedas de um dólar, tanto que elas existem e quase não são vistas circulando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário