segunda-feira, 31 de outubro de 2011


Lula disse que "até dava vontade de ficar doente" só para ser atendido por Unidade Pública de Saúde. Acabou em hospital privado e um dos melhores do Brasil.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como informam todos os sites noticiosos e não precisa ser repetido em detalhes aqui, já está  devidamente monitorado por aquilo que de melhor a medicina pode oferecer no mundo. E nós torcemos para que ele se recupere logo. Ao Lula que ficou doente, desejamos saúde e sorte. Ao Lula saudável, como sempre, recomendamos que tire os pés do pântano do populismo.
Um dos itens da agenda de Lula, de 27/01/2010, em Recife - Pernambuco, estava ligado à área de saúde: a inauguração de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). As pessoas se aglomeravam para ouvir o presidente — chegou a haver desmaios. Na ânsia de demonstrar que é um homem do povo, mandou ver: “Eu tava visitando a UPA, e eu quero dizer que ela tá tão bem-organizada, ela tá tão bem-estruturada QUE DÁ ATÉ VONTADE DE A GENTE FICAR DOENTE PARA SER ATENDIDO AQUI”.
Segue íntegra da fala de Lula:
“Eu (não?) quero ser o primeiro paciente dessa UPA aqui. Eu tava visitando a UPA, e eu quero dizer que ela tá tão bem-organizada, ela tá tão bem-estruturada QUE DÁ ATÉ VONTADE DE A GENTE FICAR DOENTE PARA SER ATENDIDO AQUI. Deus queira que nenhum de vocês, pelo menos hoje, precise ser atendido pela UPA, que vai começar a funcionar amanhã. Eu acho que aquela muiezinha que sofreu um desmaio já tá lá na UPA. Então, já começou a funcionar”
Segue o vídeo:


Pois é … hoje Lula é atendido em um dos melhores e mais equipados hospitais privados do Brasil e é cuidado por uma equipe de renome internacional.
Não achamos que um Presidente da República, Governador de Estado - ou um "ex-presidente" - deva se tratar em unidades públicas de emergência, que não podem mesmo contar com todos os recursos que a medicina pode oferecer. Não porque eles “não sejam homens comuns” (como disse Lula a respeito de Sarney), mas porque uma doença grave de um governante ou mesmo a sua morte pode ter repercussão negativa na vida de milhões de pessoas.
Assim, é correto que o mandatário - ou "ex-mandatário" - tenha à disposição o que há de melhor no setor. Entretanto, é uma tarefa sua, indeclinável, fazer o possível para elevar as condições de atendimento na saúde pública — QUE VIVE UM CAOS NO BRASIL.
É preciso parar de tratar o povo como idiota ou como tutelado. A UPA, se e quando funcionar bem, será um benefício para os pobres. E Lula nunca botará os pés ali como paciente.
Lula, Dilma ou qualquer Governador pode perfeitamente bem inaugurar uma unidade popular de saúde sem o apelo barato de que gostaria de ser atendido ali. Porque ele pertence à categoria dos que jamais serão atendidos ali. Quem recorre a essa linguagem não fala com o povo, mas com a plateia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário