quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

ICMS Gaúcho
Foi a R$ 1,7 bilhão a arrecadação gaúcha do ICMS em janeiro. Os números ainda não foram divulgados e nem foram confirmados pela secretaria da Fazenda.
A receita total será maior, pois os números sobre transferências federais e outros impostos, como IPVA, e taxas, ainda não foram totalizados.
Sobre o mesmo mês do ano passado, a arrecadação do ICMS foi 8% maior (nominal), mas ajustada pelo IPCA o avanço foi de apenas 1,9%. A base de comparação foi alta, porque em janeiro do ano passado a arrecadação foi 9,7% maior, mesmo ajustada pelo IPCA.
Os números de janeiro foram complicados por várias razões: base alta de 2010, mudança de governo, desaceleração da economia.
As primeiras avaliações de fevereiro são desalentadoras. Mais: quando o ajuste é feito pelo IGP-DI, os números de janeiro são bem piores.
O governo Tarso Genro terá um ano difícil pela frente (economia em desaceleração) e terá que apertar o cinto, coisa que ele não parece disposto a fazer.
Hora de apertar o cinto no Rio Grande do Sul
A onda de empreguismo do novo governo do PT gaúcho já começou e assusta.
São 752 novos servidores, a maior parte dos quais ocupantes de cargos em comissão – gente que sai dos quadros partidários da base de apoio e a eles deve dízimo mensal.
Ninguém do governo sabe ao certo se esses novos empregados públicos são ou não necessários.
Este será um ano difícil para o novo governo. Ele está começando, a economia claudica, a inflação cresce, as despesas aumentaram e a arrecadação de janeiro já mostrou que será raquítica.
É hora de apertar o cinto – racionalizar a gestão e reduzir as despesas - e evitar gastar o que o governo não tem. A reconquista do déficit zero não é concessão ao governo anterior, mas é uma necessidade vital para a boa gestão pública no Estado.




Situação

Nenhum comentário:

Postar um comentário