Políbio Braga
Dois pontos sobre o cenário econômico:
1- a inflação está subindo muitoAs causas dos dois problemas podem ser encontradas na infernal gastança pública patrocinada pelo governo Lula.
2- a economia patina
A revista Veja toca o dedo na ferida, ao constatar: “O governo passado comprou com dinheiro público cada ponto de aprovação e cada ponto que determinou a vitória de Dilma Rousseff”.
O serviço que a presidente Dilma Rousseff promove desde que assumiu, dando pauladas sucessivas no crescimento econômico e cortando na carne os gastos públicos, é herança que ela mesma ajudou a construir e da qual se beneficiou diretamente.
O conjunto de medidas destinadas a desacelerar o crescimento econômico e reduzir os gastos públicos, tem apenas o propósito de conter o descontrole inflacionário.
As donas de casa já sentiram há mais tempo que os preços de produtos e serviços dispararam, coisa que a inflação oficial, o IPCA, não apanhou.
No acumulado de um ano, no final de fevereiro, a inflação oficial, o IPCA, registrou 6% de alta, mas a inflação de serviços não indexados (restaurantes, hotéis, passagens aéreas, cabeleireiros) emplacou 8,6% no mesmo período. Gastos com saúde (10,5%), transporte (20,8%) e comida (22,1%) são assombrosos. E o viés é de alta.
A inflação dos alimentos é a que mais assusta. Cortes de carne como picanha (42%) e filé (52%) tornaram os preços intoleráveis. Um quilo de filé já custa mais do que um quilo de bacalhau do Porto.
Situação
Nenhum comentário:
Postar um comentário