sábado, 15 de outubro de 2011


Muita alegria e pouca luz na Cerimônia de Abertura do Pan de Guadalajara

Não se pode dizer que foi uma festa de luzes, mas o Estádio Omnilife lotado viveu uma noite de delírio na sexta-feira - 14 de outubro, durante a Cerimônia de Abertura dos Jogos Pan-Americanos, em Guadalajara. Um apagão horas antes do evento deixaram boa parte das instalações e a vizinhança da instalação às escuras, mas não houve atraso. Para compensar a pouca luz, o público mexicano deu um show de euforia e a delegação brasileira foi uma das mais festejadas durante o desfile.
As horas anteriores à cerimônia foram confusas, com problemas de internet e apagão no estádio Omnilife. Corredores e banheiros do estádio ficaram sem luz até pouco antes do início. Pelo menos, a previsão de chuva não se confirmou e Guadalajara teve uma noite de temperatura agradável e sem temporal. Durante a semana, o furacão Jova deixara um rastro de destruição em Jalisco.
Faltando 30 segundos para o horário marcado, foi feita uma contagem regressiva no centro do gramado, dando início à festa. E a primeira atração foi a execução do Hino Nacional Mexicano. Logo em seguida, grupos de mariachis tocaram no palco no meio do gramado, antes do desfile das delegações, por ordem alfabética. A Argentina foi a primeira a desfilar.
A brasileira foi a décima delegação a entrar no desfile, com roupas em tons verde, amarelo e azul estampadas com mosaicos simbolizando o calçadão da orla carioca. Os atletas e integrantes das comissões técnicas também usavam chapéus Panamá, calças e sapatos brancos. Todos carregavam bandeiras do Brasil e do México, saudando o público e fazendo um carnaval no estádio Omnilife.
Hugo  Hoyama
O porta-bandeira foi o mesatenista Hugo Hoyama, que já ganhou 14 medalhas em Pan-Americanos, sendo nove de ouro. Ele é o recordista em medalhas do país e estava visivelmente emocionado. Por conta das competições deste sábado - 15 de outubro - e domingo - 16 de outubro, alguns dos principais atletas da delegação brasileira preferiram não participar da cerimônia para não atrapalhar o desempenho. Foi o caso dos nadadores Cesar Cielo e Thiago Pereira. Enquanto as outras delegações chegavam, os brasileiros tentavam puxar uma "ola" com o público mexicano nas arquibancadas. Alguns até arriscavam um animado "trenzinho".

Vídeo da Delegação Brasileira


Na festa do desfile, muitos países tentavam cativar o público mexicano, como um grupo de chilenos usando máscaras típicas de luta livre. Os anfitriões, como de costume, foram os últimos a entrar, levando o público ao delírio. Todos usavam sombreros.
Com as 42 delegações já no campo, a banda mexicana Maná, que fez sucesso no Rock in Rio, tocou alguns de seus hits. A cantora Eugênia León subiu ao palco logo em seguida, antes de um vídeo mostrando a caminhada da pira pan-americana até a chegada no estádio. Após alguns discursos oficiais, com direito a aplausos ao presidente do México, Felipe Calderón, que declarou aberto os Jogos, a festa teve hasteamento de bandeiras, mais atrações musicais, como o grupo eletrônico Nortec, que deu início a uma queima de fogos sincronizada com a batida.

Vídeo da Cerimônia de Abertura dos Jogos Pan-Americanos - íntegra


Nenhum comentário:

Postar um comentário