quinta-feira, 14 de julho de 2011

Justiça Afegã

A foto mostra o linchamento brutal e a exibição pública do corpo do homem que matou Ahmed Wali Karzai - o meio-irmão do presidente Hamid Karzai, do Afeganistão. Pendurado pelo pescoço, o corpo ficou exposto em prédio de Kandahar, cerca de 20 minutos.
Ahmed Karzai, que era chefe do conselho provincial de Kandahar, foi assassinado por um de seus homens de confiança, que era seu guarda-costas há sete anos.
Cercado de seguranças, o presidente Hamid Karzai foi ao enterro do irmão e depois, numa conferência de imprensa, enviou mensagem ao Talibã, pedindo que “parem de matar seu próprio povo”.
Porta-voz do Talibã disse que Ahmed Karzai foi morto porque era um colaborador da Grã-Bretanha, dos EUA e do Canadá. Foi descrito como “um fantoche do Ocidente”.


Atualizando: O choro de Hamid Karzai no enterro de seu meio-irmão Ahmed, líder tribal morto por um guarda-costas, não impediu o presidente afegão de, uma hora depois, indicar como substituto outro meio-irmão, numa tentativa de manter a força da família na região de Kandahar.
Shah, irmão da vítima, foi indicado pelo presidente Karzai para ocupar o lugar de líder da tribo Populzai, posto que fará dele a figura mais importante da região.
Reunido com líderes tribais e autoridades do sudeste afegão no Palácio presidencial, Karzai pediu que este fosse um momento de união de tribos e políticos ao redor de Shah diante da insistente atuação de insurgentes na região.
O Talibã reivindicou o assassinato de Ahmed, que era chefe do conselho da província de Kandahar. Sua morte abalou o país e foi um duro golpe para o presidente, que contava com o polêmico irmão como fonte de poder político e financeiro.
O que levou o policial que trabalhava como guarda-costas a disparar contra Ahmed ainda não está claro
Ahmed recebia visitantes em sua casa em Kandahar quando foi baleado na cabeça e no peito pelo policial.
- Sardar Mohammed pediu para conversar com ele em particular numa sala ao lado. E então ouvimos tiros - contou uma fonte.
Outros guardas invadiram a sala e mataram Mohammed a tiros. O corpo do assassino teria sido arrastado pelas ruas de Kandahar antes de ser pendurado num prédio. Mohammed era chefe da segurança na aldeia de Karz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário