domingo, 24 de julho de 2011

Tóffoli diz que pagou viagem para ir a casamento na Itália

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) José Antônio Dias Tóffoli deixou de comparecer a quatro sessões da Corte para ir ao casamento do advogado criminalista Roberto Podval, na Ilha de Capri, sul da Itália.
Atuante no STF, Podval é advogado de processos relatados por Tóffoli. O ministro informou, por intermédio de sua assessoria, que não vai abrir mão de relatar esses casos nos quais Podval é advogado. Tóffoli também informou que pagou a sua passagem, mas não esclareceu quem custeou a hospedagem.
De acordo com o jornal "Folha de S. Paulo", Roberto Podval pagou dois dias de hospedagem para cerca de 200 convidados no Capri Palace Hotel, um cinco estrelas cujas diárias variam de R$ 1.400 a R$ 13,3 mil. O casamento foi em 21 de junho.
Tóffoli, que chegou do período de férias na Europa na terça-feira - 19 de julho, informou, por intermédio de sua assessoria, que não é "íntimo" de Podval e já participou de julgamentos nos quais votou, inclusive, em desacordo com os interesses do advogado.
A legislação determina que o juíz deve se declarar impedido quando é "amigo íntimo" do defensor de alguma das partes.
O STF limitou-se a dizer que Tóffoli "informou ao presidente Cezar Peluso que estaria ausente das sessões" na última semana antes do recesso. Com isso, teria cumprido o procedimento de praxe, em caso de ausência em período de trabalho. Disse ainda que a viagem é "assunto particular" de Tóffoli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário