quarta-feira, 27 de julho de 2011

Autossuficiente em petróleo … mas vem aí um aumento no preço da gasolina

Nunca antes “este país” teve tanto petróleo disponível — nas reservas, na camada pré-sal e no discurso do governo.
Mesmo assim, não há meio de se falar em combustível, “neste país”, sem que se mencione três coisas:
1) gasolina adulterada;
2) falta ou excesso de etanol (álcool) para misturar com a gasolina;
3) aumento no preço da gasolina.
Agora, por “n” fatores, estamos vivenciando falta [etanol] e aumento.
E à beira de um aumento no preço. “Impacto das oscilações internacionais no mercado”, “excesso de demanda” e outras explicações foram dadas pelo presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, ao acenar com a má notícia. Segundo Gabrielli:
  • reajuste do preço da gasolina - "até chegar à rede varejista existem vários fatores que podem influir na valorização do produto, como o impacto das oscilações no mercado internacional e repasse ao consumidor final de despesas como impostos e margem de lucro";
  • "desde 2009 o preço do litro de gasolina está fixado em R$ 1,05, nas refinarias da estatal" que responde pela formação de um terço da valorização do combustível no comércio varejista;
  • “nossa capacidade de produção [gasolina] está no limite. Se a demanda crescer, vamos ter importar mais”;
  • 95% dos derivados de petróleo distribuídos no mercado brasileiro são produzidos no país e apenas 5% são importados. Neste ano o volume comprado no exterior equivale a três dias de consumo ante quatro dias, no ano passado.
O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, deu as declarações depois de apresentar o Plano Estratégico Petrobras 2020, que prevê investimentos de US$ 224,7 bilhões de 2011 até 2015, para um grupo de investidores, em São Paulo. Esse montante envolve a execução de 688 projetos dos quais já foram aprovados um total 275, em 2009; 95 em 2010 e 104 este ano.


Situação


Nenhum comentário:

Postar um comentário