Cesar Cielo é flagrado no antidoping
Ele e mais três nadadores perdem resultados e prêmios conquistados no Troféu Maria Lenk
Os nadadores Cesar Cielo Filho, Nicholas Santos e Henrique Barbosa, do Flamengo, e Vinícius Waked, do Minas Tênis, foram flagrados em exame antidoping. O controle foi realizado por ocasião do Campeonato Brasileiro - Troféu Maria Lenk de natação e acusou resultado analítico adverso para a substância Furosemida, da classe S5 Diuréticos, que pode ser usada para mascarar a utilização de outros elementos dopantes. A informação foi divulgada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).
O Painel de Controle de Doping, instaurado pela CBDA, optou por uma advertência aos quatro atletas - que também perdem resultados e prêmios conquistados na competição -, uma vez que não foi identificada culpa ou negligência por parte dos mesmos no episódio. Presidido pelo Prof. Dr. Eduardo de Rose e também composto pela Dra. Sandra Soldan, Dr. Marcus Bernhoeft e o Dr. Cláudio Cardone, o painel considerou o histórico dos atletas e o regulamento da Federação Internacional de Natação (Fina).
Segundo a CBDA, os nadadores recusaram a amostra B e deram explicações sobre a presença da substância no organismo. "Os atletas definiram com precisão como o diurético entrou no organismo, restando comprovado que não houve aumento dos seus desempenhos, fato que não ocorreu nesta competição", registrou a entidade, em nota oficial.
De acordo com a regra DC 9 da FINA, os atletas perdem os resultados, prêmios, certificados e medalhas alcançados obtidos no Troféu Maria Lenk de Natação.
No Maria Lenk, Cielo havia conquistado cinco medalhas de ouro (50 m livre, 50 m borboleta e os revezamentos 4 x 50 m livre, 4 x 100 m livre e 4 x 100 m medley) e uma prata (100 m livre). Nicholas Santos tinha faturado três ouros (nas mesmas provas de revezamento que Cielo), uma prata (50 m borboleta) e um bronze (50 m livre). Henrique Barbosa havia obtido um ouro (4 x 100 m medley) e um bronze (200 m peito). Vinícius Waked tinha levado quatro bronzes (200 m livre e os revezamentos 4 x 50 m livre, 4 x 100 m livre e 4 x 100 m medley).
Ainda de acordo com a CBDA, a documentação sobre o caso dos quatro nadadores brasileiros será enviada à Fina. Apesar da advertência, Cielo não deverá perder os índices que obteve para disputar o Mundial de Xangai, em julho.
PS: FINA TEM 20 DIAS PARA CONTESTAR A ADVERTÊNCIA DADA PELA CONFEDERAÇÃO
César Cielo e os outros três nadadores que testaram positivo em exame antidoping podem receber punição mais severa que a advertência aplicada pela Confederação Brasileira de Desportes Aquáticos (CBDA). A Federação Internacional de Natação (Fina) pode não acatar o parecer enviado pela entidade brasileira e contestar a punição.
A Fina tem até 20 dias para se manifestar sobre o caso. A entidade sediada na Suíça pode tomar dois caminhos. O primeiro é aceitar as explicações dos nadadores e a pena aplicada pela CBDA e arquivar o processo. O segundo é pedir mais detalhes da CBDA e aprofundar a investigação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário